Data de publicação: 01-07-2007 00:00:00

Alunos do Cefar apresentam espetáculo gratuito de dança, teatro e música.

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Paulo Lacerda

A Fundação Clóvis Salgado promove, nos dias 3 e 4 de julho, mais uma edição do Cefar Concerto, uma série de apresentações dos alunos do Centro de Formação Artística da FCS que reúne as artes cênicas, dança e música.

Os espetáculos acontecem no Foyer e no Grande Teatro do Paláciodas Artes, às 21h, e a entrada é franca. 
 
Criado em 2002, o Cefar Concerto conta hoje com a direção de Patrícia Avellar Zol e recebe criações de diferentes autores - clássicos e populares - e ainda investe nas criações dos próprios alunos e professores. O objetivo do programa é oferecer aos alunos a oportunidade de experimentar e colocar em prática o que aprendem nas salas de aula.
 
A abertura do Cefar Concerto deste ano será feita pelo grupo experimental de jazz da escola, no Foyer do Grande Teatro. O grupo vai apresentar músicas de Simons/ Marks, Aebersold e Green/Heyman. Em seguida, o público poderá conferir uma programação variada no Grande Teatro, composta por capoeira de angola, trechos de óperas como Seguidille, de Bizet, videodança, músicas de grandes nomes brasileiros, como Hermeto Paschoal, concerto para cordas e apresentações da Big Band e do coral do Cefar. 
 
Centro de Formação Artística – Cefar

Criado em 1986 pela FCS, o CEFAR é constituído pelas escolas de Música, Dança e Teatro. Anualmente, cerca de 350 alunos recebem conhecimentos e experiências artísticas e pedagógicas profissionalizantes, de aproximadamente 60 professores.

O objetivo do CEFAR é a formação de profissionais competentes, com elevado potencial crítico, comprometidos com a transformação e a divulgação da arte e da cultura. O resultado dessa proposta fica evidente diante do número expressivo de artistas que freqüentaram os cursos e atualmente integram elencos teatrais, companhias de dança, orquestras ou realizam trabalhos para cinema e TV em todo o país e também no exterior.
 
Em 2006, o Cefar criou a Big Band, composta por alunos e professores da escola. Composta por oito instrumentos, a Big Band possui 20 integrantes, entre alunos e professores da escola. Atualmente, é regida pelo maestro Néstor Lombida, professor da disciplina Arranjo e Improvisação do Cefar, que também produz todos os arranjos dos repertórios executados pelos alunos.

Desde sua criação, o grupo já trouxe importantes benefícios à escola, como a criação da disciplina História, Estética e Linguagem do Jazz, ministrada pelo professor Rodolfo Padilha, que surgiu a partir da idéia de se suprir a necessidade de informação e escuta musical do jazz.

Como conseqüência da formação e sucesso da Big Band entre alunos da escola, foram abertas também aulas de guitarra com o professor Felipe Guerzoni, destinadas aos alunos de violão Clássico.
 
 
Serviço


Evento: Cefar Concerto
Data: 3 e 4 de julho - Horário: 21 horas
Local: Foyer e Grande Teatro do Palácio das Artes
ENTRADA FRANCA
Informações:
3237-7399
www.palaciodasartes.com.br
 
Fonte: Assessoria de imprensa

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br