Data de publicação: 27-01-2010 00:00:00

Cães se multiplicam nas ruas de Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Fotos: Robson Rodrigues

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS

Rua Suíça, esquina com Peru, bairro Glória, esse é o endereço onde dois cães vira-latas foram flagrados cruzando na noite da última terça-feira, 26.01.2010.

No momento, eram três cães querendo a mesma cadela no cio, um conseguiu e, em breve, mais uma ninhada concebida no meio da rua. Esse é um dos grandes problemas da saúde pública de Contagem.

Mesmo tendo um Centro de Controle de Zoonozes considerado um dos mais modernos do Brasil, o número de cães perambulando pelas ruas da cidade aumenta a cada dia.

Na hora do almoço, cães aglomeram nas portas dos restaurantes; à noite, o jantar está nos sacos de lixos que são arrancados das lixeiras.

No trânsito, vários cães são mortos atropelados e deixados no meio do caminho todos os dias. Os riscos de acidentes graves envolvendo motoristas que tentam desviar dos animais são grandes.
 
Os veterinários do CCZ Contagem se esforçam e têm muito trabalho para castrar os cães e gatos levados pelos criadores que não tem condições financeiras para pagar pela intervenção cirúrgica capaz de evitar a procriação.

Mas campanhas de adoção e campanhas de “Posse Responsável”, que teriam o objetivo de conscientizar os criadores do dever de criar seus animais de estimação desde filhotes até a velhice, não saem do papel por falta de verbas.

Enquanto isso, centenas, talvez milhares de cães são mal tratados e soltos pelas ruas por pessoas que deveriam protegê-los.

Faltam medidas educativas e punitivas que possam proteger os animais de estimação.  O poder público tem a obrigação, mas falta vontade política. Na realidade, cuidar dos cães e tirá-los das ruas não dá voto.

“O grau de desenvolvimento de uma cidade também é medido observando a forma como os governantes cuidam dos seus animais de estimação”, dizem os membros da sociedade protetora dos animais.

Segundo coordenação do CCZ Contagem, a estrutura não é suficiente para recolher todos os cães das ruas e informa que no período de férias o problema se agrava, porque os maus criadores soltam seus cães pelas ruas para poderem viajar tranquilos sem se preocupar com os pobres coitados.

Proteger a natureza é também proteger os animais, e a sociedade já não está aceitando tamanhas atrocidades envolvendo animais de estimação, principalmente cães, considerados o melhor amigo do homem.

Matérias relacionadas:

Centro de Controle de Zoonoses é inaugurado em Contagem.

CCZ – Centro de Controle de Zoonozes de Contagem já é uma realidade

CONTAGEM TV ONLINE - CCZ Contagem realiza castrações

CONTAGEM TV ONLINE - Vacinação anti-rábica  
 
CCZ Contagem promove doações de cães e se mantêm em alerta por causa da dengue

Links patrocinados:

Intervidas

Fonoaudiologia

CONTAGEM TV ONLINE - Acupuntura - Terapia holística, agulhas que curam


 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br