Data de publicação: 12-07-2007 00:00:00

Estudante contagense é premiado em São Paulo.

Jornal Diário de Contagem On-Line

Vejam as fotos 

Pela primeira vez foi realizado um congresso técnico-científico junto com as três das mais relevantes associações conservacionistas brasileiras e latino-americanas. Nesse congresso o estudante de veterinária da UFMG e morador de Contagem foi altamente premiado.

O evento aconteceu no Hotel Blue Tree Convention - Ibirapuera em São Paulo, de 27 de maio a 01 de junho de 2007, sob os auspícios da Fundação Parque Zoológico de São Paulo e contou com a participação de mais de 1000 congressistas.

Vários dos mais importantes pesquisadores e profissionais das áreas da medicina e biologia da conservação estiveram presentes compartilhando com as comunidades nacional e latino-americana suas experiências e perspectivas. O foco do congresso foi à ação conjunta pela conservação da biodiversidade, em especial a latinoamericana, com particular ênfase no papel da medicina da conservação.

Durante todo o evento foram expostos na forma de painéis os trabalhos científicos aprovados para apresentação no congresso. Foram mais de 370 trabalhos científicos abordando diversos temas e áreas com importantes trabalhos dos maiores pesquisadores da América Latina na área de animais silvestres e exóticos. Através de uma Comissão Julgadora foi conferido o Prêmio "Todos Pela Conservação" para os melhores trabalhos científicos apresentados no evento nas categorias Estudante e Profissional.

O trabalho vencedor do Prêmio "Todos Pela Conservação" na categoria Estudante foi do estudante Marcus Vinícius Romero Marques, aluno do 9º período da Escola de Veterinária da UFMG. O trabalho intitulado AN OUTBREAK OF LEAD POISONING IN WILD PASSERIFORMES IN MINAS GERAIS, BRAZIL (Surto de Intoxicação por Chumbo em Passeriformes Silvestres em Minas Gerais, Brasil) foi orientado pelo professor Nelson Rodrigo da Silva Martins. O trabalho de Marcus Vinícius concorreu com mais de 300 trabalhos de estudantes de todo Brasil e da América Latina.

“Este prêmio é muito importante para minha carreira acadêmica e profissional, pois representa o reconhecimento e a importância das minhas pesquisas na área de sanidade e conservação de aves silvestres e exóticas. Infelizmente os recursos destinados a essa linha de pesquisa são escassos e ainda não temos uma matéria sobre animais silvestres na Escola de Veterinária da UFMG”, relata Marcus Vinícius.

“Mesmo com essas dificuldades encontradas, vencer este prêmio foi uma experiência única. Com esta vitória espero que motive outros estudantes a atuarem na área de animais silvestres, e que enfim, os recursos sejam destinados adequadamente, reconhecendo à importância da nossa biodiversidade”, finaliza Marcus Vinícius vencedor do Prêmio "Todos Pela Conservação".

Associações conservacionistas brasileiras e latino-americanas.

ALZPA - Asociacíon Latinoamericana de Parques Zoológicos y Acuarios representa o esforço continental no sentido de agregar parques zoológicos, aquários e instituições similares em prol de um trabalho coordenado de conservação da biodiversidade. Atualmente, com sede em Cali, Colômbia, a ALZPA congrega todas as associações de zoológicos regionais da América Latina.

SZB - Sociedade de Zoológicos do Brasil é uma organização não-governamental formada por sócios institucionais (Parques Zoológicos e afins) e colaboradores (pesquisadores). Os congressos da SZB representam o mais relevante evento na sua área de atuação em toda a América Latina.

ABRAVAS - Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens é uma instituição formada por veterinários atuantes na medicina de animais selvagens. É considerada a mais importante associação de médicos veterinários especializados em
animais selvagens em toda a América Latina e uma das quatro mais representativas e atuantes em todo o mundo.

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br