Data de publicação: 17-04-2010 00:00:00

Contagem, cidade piloto do programa Minas Sustentável

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Fotos: Robson Rodrigues Moreira

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E VEJA AS FOTOS

Coletiva de imprensa

Lançamento do programa Minas Sustentável

O programa foi lançado durante evento realizado na sede do CIEMG (15.04), que contou com a presença de empresários, políticos e especialista em meio ambiente.

No dia 14 de abril, Olavo Machado Júnior, ex-presidente da Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais – CIEMG, convidou a imprensa para falar sobre o programa Minas Sustentável, que, segundo ele, foi pensado para a cidade de Contagem e repensado para todo o estado de Minas.

“Agregamos pouco valor aos produtos das nossas indústrias. A mão-de-obra precisa continuar sendo treinada para atender a demanda e para que possamos exportar produtos de qualidade, não matérias-primas”.

 “O programa Minas Sustentável não quer competir com os outros programas já existentes, queremos somar esforços, porque chegamos à conclusão que precisamos integrar a indústria às comunidades”.

“Temos em mente que o meio ambiente é um bom negócio e negócio é coisa de empresário. Os benefícios do programa Minas Sustentável são amplos e têm o objetivo de transformar Minas em um bom lugar para se viver. Para isso, queremos sair dos discursos e partir para a prática”.

“Para o programa Minas Sustentável dar certo, precisamos do apoio das empresas, da comunidade e da imprensa, que terá o importante papel de divulgar e tornar públicas as iniciativas. Desenvolvimento e sustentabilidade, precisamos usar bem os nossos recursos e incentivar a produção mais limpa”.

 “Existem muitas empresas antigas que querem se adequar às leis ambientais e não encontram apoio, o programa Minas Sustentável dará esse apoio, oferecendo assessoria aos empresários”, enfatizou o presidente eleito da Federação das indústrias do Estado de minas Gerais - FIEMG, Olavo Machado Júnior.

Patricia Boson, Secretária Executiva do Conselho de Empresários para o Meio Ambiente da FIEMG, disse que o objetivo do programa Minas Sustentável é mudar a política do “não pode” para o “como pode”.

“Para que os produtos mineiros despontem dentre os demais, vamos focar na proteção ambiental, promovendo ações socioambientais de conservação de energia, reuso da água, redução e reciclagem de resíduos, além de fazer um inventário de emissários de carbono na atmosfera’, ressaltou.

Boson informou que será criado um selo de qualidade para valorizar as empresas que produzem de forma limpa.

Wagner Soares Costa, Gerente de Meio Ambiente da FIEMG, disse que o programa Minas Sustentável pretende encontrar soluções capazes de adequar as empresas para produzir de forma mais limpa, além de tentar resolver os problemas das comunidades que se instalaram no entorno das empresas mais antigas.

O programa Minas Sustentável conta com a execução e o apoio do sistema FIEMG (CIEMG/SESI/FIEMG), FUNCCIC, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Contagem, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e empresas parceiras.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br