Data de publicação: 21-04-2007 00:00:00

CAMPANHA DA FRATERNIDADE - Questões ambientais é pauta da Igreja.

Academia Equilíbrio Funcional

Belo Horizonte vai participar, este ano, de uma grande mobilização em defesa do meio ambiente e dos recursos naturais.

A 11ª Romaria das Águas e da Terra, programada para 19 de agosto, promoverá uma grande caminhada à beira do Ribeirão Arrudas, integrante da Bacia do Rio São Francisco, culminando com um encontro na Praça da Estação, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
A expectativa da Comissão Pastoral da Terra da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CPT/CNBB) é reunir cerca de 30 mil pessoas dos 28 municípios que compõem a arquidiocese metropolitana. Queremos fazer um grande trabalho de conscientização da população sobre os problemas ambientais, informou a coordenadora estadual da CPT, Lucimere da Silva Leão.

As primeiras reuniões nas comunidades começam já na quaresma, disse Lucimere, que participou ontem, ao lado do arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, e de outras autoridades, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, região Centro-Sul de BH, do lançamento da Campanha da Fraternidade 2007, enfocando a Amazônia e o lema Vida e missão neste chão . Ontem, com atividades na Escola Municipal Imaco e na Praça do Sol, a campanha mostrou um pouco da realidade da floresta e dos seus habitantes, à luz das questões ambiental desmatamento, ameaças à biodiversidade e exploração desenfreada dos recursos , social (crescimento caótico dos centros urbanos, migrações, desemprego e violência) e econômica (desenvolvimento predatório, lucros exorbitantes etc).

A região, hoje, está entregue aos interesses do capitalismo internacional , assegurou o geógrafo Marcelo Rezende, presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária e assessor da Via Campesina. Ressaltou que os atuais problemas da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e parte de Goiás) decorrem das madeireiras, dos latifúndios, dos agronegócios, com o cultivo da soja e criação de gado.

A situação dos índios representa preocupação permanente, disse o dirigente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi/CNBB), Luciano Marcos. Ele lembrou que o Estatuto dos Povos Indígenas tramita no Congresso desde 1991, sem avanços, enquanto já está sendo analisada a proposta do senador Romero Jucá (PMDB/RR, que permitirá a mineração em áreas indígenas , denunciou Marcos. O efeito imediato será a poluição dos rios. Esperamos que a Campanha da Fraternidade abra uma janela de reflexão com propostas de novos modelos de desenvolvimento e práticas equilibradas .

ALERTA

Com shows, mostra de fotografias e artesanato da região Amazônica, o lançamento levou muita gente ao Parque Municipal. A Amazônia está longe de Minas, mas devemos pensar no Brasil como um todo , comentou a aposentada Helena Oliveira, de 69 anos. Com o neto Luiz Márcio, de um ano e meio nos braços, a secretária escolar Expedita Fernandes de Fátima, de 53, de Ibirité, na Grande BH, planeja mudanças de hábitos. Aprendi muito hoje sobre a situação do meio ambiente e vou começar gastando menos água , afirmou, depois de ouvir dom Walmor esclarecer que a ação evangelizadora quer alertar a comunidade para a necessidade de reciclagem de lixo, economia de água e energia, diminuição de uso de embalagens e outras práticas.

Fonte: Gustavo Werneck EM

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br