Data de publicação: 26-04-2010 00:00:00

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Jornal Diário de Contagem On-Line

A data é comemorada nesta segunda-feira (26), dia em que o Ministério da Saúde divulgou dados recentes sobre a doença no Brasil. Segundo o levantamento, a proporção de brasileiros hipertensos passou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009.

Para tentar combater o avanço da doença e alertar a população, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e representantes das sociedades brasileiras de Cardiologia, de Hipertensão e de Nefrologia lançaram uma campanha voltada à alimentação saudável e à prática de atividades físicas.

A doença

É considerada hipertensa a pessoa com pressão arterial igual ou superior a 14 por 9. A hipertensão é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando vários órgãos, como coração, rins e cérebro.

Apesar de não ter cura, a doença pode ser controlada por medicamentos. Se a hipertensão não for tratada, pode haver complicações, como entupimento de artérias, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.


Com informações do Ministério da Saúde

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br