Data de publicação: 21-07-2007 00:00:00

Pedagoga de Contagem organiza Brazilian Day nos Estados Unidos.

Academia Equilíbrio Funcional

Vejam as fotos do acampamento no Texas 

No último dia 13 de julho, a pedagoga Priscilla Cândice Cursino realizou um Brazilian Day na YMCA, ACM – (Associação Cristã de Moços) em Houston, Texas - USA. Brazilian Day é o nome que se dá ao evento organizado por monitores internacionais brasileiros.
 
Como Priscilla é a única brasileira dessa unidade da YMCA, ela contou com o apoio dos monitores americanos na organização de todo o evento. “A idéia de realizar um evento como esse surgiu quando percebi que as crianças americanas do acampamento sabiam muito pouco sobre o Brasil e  os brasileiros” explica a pedagoga.

Planejamento

A monitora reuniu seu grupo de crianças e começou planejar o que poderia ser feito para ter um dia divertido e atraente para todas as crianças. Pesquisas sobre o Brasil, suas comidas tipicas e seus escritores infantis famosos foram realizadas. Destes estudos surgiu o primeiro esboço do evento e uma carta foi redigida com o objetivo de convidar todos os monitores para participar e ajudar na organização do Brazilian Day.

Apoio

No dia 12 de julho, Priscilla teve uma enorme surpresa que a deixou muito feliz, pois uma carta convite escrita pelo diretor do acampamento foi entregue a ela e aos pais das crianças informando sobre a realização do Brazilian Day. O diretor pediu para que as crianças usassem roupas verde e amarela e convidou os pais a participarem do evento. Além disso, elogiou o trabalho desempenhado por Priscilla na YMCA.


Após vários dias de ensaios com as crianças, estudos e pesquisas, Priscilla obteve como resultado uma festa alegre e animada com o envolvimento de todos, graças a ajuda de sua host mother, mãe Americana que hospeda Priscilla.

Brazilian Day
 
O evento iniciou com a apresentação do grupo de crianças de 6 a 8 anos da monitora Priscilla. “The Tiger Group (O Grupo dos Tigres), nome como é conhecido o grupo, cantou com muito entusiasmo e empolgação as músicas Adoleta e o Sapo Não Lava o Pé. Todos ficaram encantados com a facilidade com que as crianças pronunciaram todas as sentenças em português,” relata Priscilla.
 
No fim da apresentação musical, Priscilla falou empolgadamente sobre o Brasil. As crianças e os monitores se envolveram, prestaram muita atenção e fizeram inúmeras perguntas. Após o almoço, brigadeiros e cajuzinhos foram servidos como sobremesa. As crianças gostaram muito, algumas pediram mais e outras até pediram a receita, conta Priscilla.
 
Após uma breve pausa chegou o momento mais esperado, o Puppet Show, show de fantoches. Priscilla falou um pouquinho da biografia de Monteiro Lobato e apresentou o Sítio do Pica-pau Amarelo para as crianças, usando a figura do fantoche Pinóquio. Em seguida apresentou os personagens Saci-Pererê e Emília, e usou a figura da Chapeuzinho Vermelho para contar uma lenda do Saci. A pedagoga fez perguntas durante a apresentação com o objetivo de interagir com as crianças. “Foi simplesmente fantástico”, relata Priscilla.
 
No final do Brazilian Day, as crianças se divertiram bastante com os jogos infantis do Brasil ensinados pela monitora e organizadora do evento, Priscilla Cândice Cursino.
Processo de seleção dos monitores brasileiros.
 
Durante nove meses, entre 2005 e 2006, Priscilla participou de um Treinamento Seletivo numa ACM (Associação Cristã de Moços) de Belo Horizonte para ser uma monitora Internacional de acampamento. Aprovada, viajou rumo ao Texas e trabalhou como ajudante de algumas monitoras ainda no ano de 2006.

Depois de desempenhar um ótimo trabalho em 2006, Priscilla foi convidada para voltar ao Texas. Desta vez como monitora e não como uma auxiliar. Desde então a brasileira é responsável por um grupo de crianças onde tem se destacado pelo seu envolvimento e dedicação. Até uma carta em forma de elogio Priscilla recebeu do diretor do acampamento em reconhecimento ao seu trabalho.

Futuro profissional

A pedagoga Priscilla Cândice Cursino voltará ao Brasil no mês de setembro, após o término do verão norte americano. Priscilla pretende trabalhar como professora de inglês e como pedagoga empresarial, logo após terminar sua pós-graduação no CEPEMG – Centro de Estudos e Pesquisas de Minas Gerais.

O Pedagogo Empresarial é um profissional essencial para o melhor funcionamento de uma empresa, pois trabalha com as potencialidades e habilidades de seus colaboradores. Dessa forma, esse profissional ajuda na superação de resultados da empresa e consequentemente na melhoria contínua do relacionamento interpessoal de seus colaboradores.

Quem quiser saber mais sobre o trabalho de um pedagogo empresarial pode entrar em contato com a Pedagoga Priscilla Cândice Cursino pelo e-mail: pedagogapri@hotmail.com .
 

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br