Data de publicação: 21-09-2010 00:00:00

Primavera, estação das flores

Joel de Brito - Agulhas que Curam

Foto: Robson Rodrigues

A primavera tem início às 00h09 do dia 23 de setembro, e traz uma alteração no regime de chuvas e das temperaturas na maior parte do Brasil, principalmente, no Sudeste e Centro-Oeste, incluindo a capital mineira.
 
No Sudeste, as chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, marcando o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa.

Durante a primavera, são típicas as pancadas de chuva nos finais de tarde, devido ao calor e umidade disponíveis.

Em algumas ocasiões, podem ocorrer raios, ventos fortes e queda de granizo. O granizo é um evento extremo, que necessita de condições específicas para ocorrer, além de ser um fenômeno de difícil previsão.

Na primavera, as temperaturas aumentam gradativamente, podendo atingir valores muito elevados. No início da estação, é comum a entrada de massas de ar frio, com mais frequência, quando as mesmas provocam chuvas localizadas.

O início oficial do período chuvoso, em Minas Gerais, ocorre no dia 1º de outubro, com término em 31 de abril. As administrações públicas, Defesa Civil e a população deverão ficar atentas nestes meses.  É necessária máxima atenção em todos os setores da sociedade neste período mais crítico.


Fonte:
Centro de Climatologia ClimAgora

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br