Data de publicação: 11-08-2007 00:00:00

Funec participa da Olimpíada Brasileira de Matemática.

Jornal Diário de Contagem On-Line

Na próxima semana, alunos de nove unidades da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) participarão da 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep). A primeira fase acontece dia 14 de agosto e nela serão selecionados os melhores colocados, que farão em 20 de outubro a prova da segunda etapa. O resultado será divulgado em 10 de dezembro.

A primeira fase da Olimpíada consiste na aplicação de prova objetiva (múltipla escolha). Dela participarão todos os alunos inscritos por suas escolas. Já a segunda etapa consiste na aplicação de prova discursiva. Para essa fase classificam-se 5% (cinco por cento) dos alunos inscritos, pelas escolas, em cada nível.

A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma iniciativa do Governo Federal e tem entre seus objetivos estimular e promover o estudo da matemática entre os alunos. A Obmep também tem como meta despertar o interesse deles pelas áreas científicas e tecnológicas, essenciais para o desenvolvimento do país.

Incentivando a participação das instituições escolares públicas, serão oferecidos como prêmios notebooks para as 27 escolas mais bem colocadas e livros para uma biblioteca básica em matemática para as 100 primeiras. Para os alunos, são três mil medalhas, sendo 300 de ouro, 600 de prata e 2.100 de bronze, além de bolsas de iniciação científica para os 300 primeiros colocados, e certificados de menção honrosa para 30 mil participantes.

Uma das participantes da Obmep é a estudante do 1º ano do Ensino Médio da Unidade Riacho, Amanda Mara, de 15 anos. Ela resolveu se inscrever por ter matemática como sua matéria preferida. “Acho que a Olimpíada facilitará meu aprendizado. Espero sair bem na provas”, disse.

Simultaneamente, a Funec – Unidade Ressaca fará sua própria Olimpíada de Matemática, com a participação de aproximadamente 600 alunos. Constituída de apenas uma etapa, a premiação será porcentagem de pontos na média dos alunos. Um dos objetivos do campeonato será promover a participação de todos os alunos, mesmo os que não se inscreveram na Olimpíada Nacional.

A direção disse que é muito importante que a Funec, como escola pública, se envolva com as ações governamentais que visem contribuir para a melhoria do ensino público. Independente da premiação, a participação da Funec nessas Olimpíadas, sejam elas de Matemática ou Astronomia, a coloca em sintonia com essas ações. É necessária a divulgação da OBMEP entre os Professores de Matemática da Funec e essencial que haja apoio da Equipe Pedagógica da Unidade, bem como de seus Diretores. Havendo disposição entre essas partes, o que é desejável, é perfeitamente possível que na próxima edição da Olimpíada todas as Unidades participem.

Fonte: Assessoria PMC

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br