Data de publicação: 13-09-2007 00:00:00

Contagem também terá o parcelamento de multas de trânsito.

Fotos do pátio municipal

O poder executivo enviou à Câmara Municipal, nesta terça-feira, 11.09, o projeto de lei número 022 de autoria do vereador Lucas Cardoso, que trata do parcelamento das multas de trânsito, taxas de estadia e de recolhimento dos veículos apreendidos no Depósito Municipal.  

Após a aprovação do projeto na Câmara, as multas de trânsito municipais e as taxas administrativas poderão ser parceladas em até quatro vezes, desde que as parcelas não sejam inferiores a R$50,00 e mediante requerimento à Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes - Transcon.

Assim que a primeira parcela do débito for paga, o Detran/MG será informado para
liberar o Documento Único de Trânsito – DUT. Os carros também poderão ser retirados do pátio da Prefeitura, que atualmente abriga 1423 veículos sendo metade de moradores da cidade e a outra de condutores da região metropolitana.

Cerca de 900 carros parados no pátio já podem ser leiloados, mas com a aprovação do projeto os proprietários ainda poderão retirá-los.  O benefício só será válido para veículos que não tenham débitos em outros órgãos de trânsito. Se o condutor parar de pagar as mensalidades, o parcelamento será cancelado.

Esta divisão do débito proposta pela Prefeitura de Contagem vai beneficiar os cidadãos que não têm condições financeiras de efetuar os pagamentos à vista. Segundo a prefeita de Contagem, Marília Campos, a medida não faz parte de uma política de arrecadação, mas tem o intuito de inibir e educar os motoristas. O projeto foi viabilizado somente agora graças ao processo de modernização da Trascon.

Principais pontos sobre o parcelamento de multas:

O que pode ser parcelado?

As multas de trânsito municipais e as taxas de estadia e recolhimento de veículos apreendidos depósito municipal.

Em quantas parcelas podem ser divididas as multas e taxas?

Em até 4 vezes desde que as parcelas não sejam inferiores a R$ 50,00.

Quais multas e taxas não podem ser parceladas?

As que não forem municipais, as que estiverem em julgamento em qualquer instância e as que forem referentes ao sistema de transporte.

Como fazer o parcelamento?

O parcelamento poderá ser feito junto a TRANSCON através de requerimento assinado pelo proprietário do veículo ou seu procurador. Os formulários de solicitação de parcelamento poderão ser retirados na TRANSCON ou no portal da Prefeitura de Contagem.

Quais os benefícios do parcelamento?

- Com o pagamento da primeira parcela será liberado o DUT do veículo junto ao DETRAN, desde que o veículo não possua nenhum débito referente a outras multas junto a outros órgãos de trânsito (BHTRANS, DETRAN e outros) e não possua nenhum débito pendente junto ao Estados (IPVA, Taxas de licenciamento e Seguro Obrigatório).

- Com o pagamento da primeira parcela poderá ser liberado o veículo apreendido no pátio de recolhimento municipal, desde que o veículo não nenhum débito referente a outras multas junto a outros órgãos pendente junto ao Estado (IPVA, Taxas de licenciamento e Seguro Obrigatório).

Caso não seja realizado o pagamento de qualquer uma das parcelas?

O Parcelamento será cancelado, as parcelas não pagas vencerão automaticamente e o proprietário do veículo ficará impedido de se beneficiar de um novo parcelamento.

Fonte: Assessoria PMC

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br