Data de publicação: 04-10-2007 00:00:00

Grafite - Funec Riacho e Centec promovem oficina gratuita.

Academia Equilíbrio Funcional

Foto: Júnio Marcos

Com o objetivo de contribuir com a formação integral da juventude, as Unidades Riacho e Centec da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) promovem, desde o mês de setembro, o projeto Oficina de Grafite.

Ao todo, 44 alunos participam das atividades gratuitamente. Como desfecho deste trabalho, será realizada uma pintura na fachada das duas escolas.

As oficinas pretende oferecer a oportunidade de conhecimento da arte do grafite para os estudantes, apresenta-los à cultura popular de rua e valorizar seu potencial criativo artístico, histórico e cultural. Além disso, o projeto visa canalizar a criatividade dos alunos.

Um dos monitores das oficinas é o estudante do 3º ano do ensino médio da Funec Ressaca, Jefferson Ramos, 18 anos. Com dois anos de experiência como grafiteiro e um ano como professor, ele acredita que a iniciativa da Funec possibilita o acesso a essa arte, muitas vezes marginalizada.

“Sigo o método padrão de todas as oficinas: começo ensinando no papel, no qual os alunos vão aprender a mudar as letras normais para as letras do grafite. Depois disso, os que desenvolverem melhor suas habilidades já passam a pintar em muros”, disse Jefferson.

O estudante também participou da pintura de sua Unidade no início de setembro, ajudando na reforma da escola. Três salas de aula foram grafitadas por ele. O diretor da Unidade Centec, José Antônio Pereira Filho, acredita que na oficina os jovens podem expressar seu mundo e sua realidade.

“Observamos que os alunos não têm esse momento dentro da escola, e com essa iniciativa podemos ajudá-los a canalizar seus sentimentos através do grafite, afastando-os da pichação”, disse José Antônio.

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br