Data de publicação: 06-09-2011 00:00:00

Computador e videogame em excesso antecipam miopia em crianças, afirma especialista

Jornal Diário de Contagem On-Line

                                                Foto: exame.abril.com.br
 
De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), no Brasil cerca de 8 milhões de crianças entre 7 e 14 anos têm problemas de visão que atrapalham o desempenho escolar e outras tarefas do dia a dia. 

Os pais devem estar atentos à diversão dos filhos, principalmente quando o lazer das crianças for videogame e computador. Passar muito tempo em frente ao monitor a uma distância inferior a 50 centímetros faz com que a visão fique mais suscetível à aparição de problemas refrativos, como a miopia.

Além de desenvolver uma doença precoce, exagerar nas diversões eletrônicas por horas a fio pode, de acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, Célia Nakanami, resultar no uso de óculos antes mesmo da adolescência, e, com isso interferir também na autoestima do indivíduo e no convívio com os colegas. 

O impacto que o excesso de tempo em atividades eletrônicas pode causar para a visão das crianças será um dos temas em questão durante o 36ª Congresso Brasileiro de Oftalmologia, entre os dias 5 e 8 de setembro, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre (RS).

A programação do evento, que reunirá 8 mil médicos e 654 palestrantes, também abordará outros assuntos relacionados à infância como a importância da obrigatoriedade do “Teste do Olhinho” nas maternidades e os novos tratamentos para o estrabismo. 

Sobre o 36º Congresso Brasileiro de Oftalmologia 
  
Presidido pelos oftalmologistas Jacó Lavinsky e Italo Marcon, o evento de Porto Alegre é o segundo maior encontro nacional do mundo no segmento, atrás apenas do congresso organizado pela Academia Americana de Oftalmologia (AAO).

Além de glaucoma e o uso da nanotecnologia, o Congresso Brasileiro de Oftalmologia 2011 atualizará temas de interesse do público em geral como: descolamento de retina (prevalente em adultos jovens), retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade (DMRI), catarata, estrabismo entre outros mais importantes relacionados à saúde ocular. 

Fonte: Danilo Tovo.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br