Data de publicação: 04-05-2007 00:00:00

Educação - Contagem terá Cefet, anuncia Lula.

Academia Equilíbrio Funcional

O presidente Lula anunciou oficialmente nesta terça-feira, dia 24, a instalação de unidades do Cefet em dezenas de municípios brasileiros, inclusive em Contagem. A prefeita de Contagem, Marília Campos participou da solenidade no Palácio do Planalto.

A implantação da Cefet em Contagem faz parte do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica. “A nossa expectativa é que o Governo Federal agilize o processo com a realização de um concurso para professores, assim poderemos iniciar os cursos até 2008. Inicialmente, o Cefet poderá usar as unidades físicas da rede municipal de educação - Funec”, acredita a prefeita.

O governo federal também anunciou a informatização de escolas, programas de apoio ao funcionamento integral das escolas e ações articuladas de cultura e esporte no âmbito escolar. A prefeita espera que o município de Contagem também seja beneficiado com recursos para implantação destes programas, além da construção de mais unidades de educação infantil em Contagem.

Concurso público.

A Prefeitura de Contagem apresentou um projeto ao Ministério da Educação propondo a realização de concurso público federal para contratação de cerca de 100 professores. Serão 1.200 vagas nos cursos de Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação, Transporte e Trânsito, Informática Industrial, Técnico em Mecatrônica, Eletrotécnica e Eletromecânica.

A expectativa da prefeita é que os cursos já comecem em 2007 onde, inicialmente, os cursos serão ministrados nas 22 unidades da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) até que seja construída uma unidade própria.

Um convênio com o Cefet firmado em 2006 já disponibiliza o curso de Química Industrial Integrado com o ensino médio da Funec. Segundo a prefeitura, a criação da unidade federal irá auxiliar a proposta curricular, a formação dos docentes e o monitoramento das instalações do curso em Contagem. Em três anos, os alunos farão o ensino médio e o técnico e serão contemplados com dois diplomas. A primeira turma que iniciou no ano passado tem 80 alunos e o vestibular de 2007 selecionou mais 40 estudantes para este curso.

Fonte: Assessoria PMC  

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br