Data de publicação: 23-02-2012 00:00:00

Mães de crianças autistas buscam o reconhecimento da doença

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Robson Rodrigues

No Brasil, o autismo atinge cerca de dois milhões de pessoas e no mundo, segundo dados da ONU, já são 70 milhões. Em Contagem também existem autistas e as mães de algumas crianças buscam ajuda para criar seus filhos.

O primeiro apelo feito pelas mães aconteceu durante a reunião da Câmara Municipal de Contagem, no dia 14 de fevereiro. Por falta de informações sobre a doença, uma criança autista foi afastada da escola por apresentar um comportamento diferente das demais.

A notícia saiu em alguns jornais e causou indignação a tal ponto que a escola foi pressionada a reintegrar a criança e contratar um estagiário para acompanhá-la durante o período de aula.

Segundo Eliziane Nogueira, mãe de uma criança autista, a falta de informações e o não reconhecimento como doença mental, dificulta o tratamento.

“Atualmente crianças não recebem atendimento pelo SUS porque o autismo não é reconhecido como doença mental. Por isso, não temos um tratamento adequado para nossos filhos e temos que pagar consultas caras com especialistas”, reclama.

As mães que estiveram na Câmara Municipal de Contagem disseram que muitas famílias demoram a reconhecer que seus filhos possuem a doença, por não conhecerem os sintomas e por não acreditarem que crianças tão lindas possam estar doentes.

“É muito difícil quando sabemos o diagnóstico. Toda a família fica emocionalmente abalada. Quando o susto passa, tomamos a consciência das dificuldades do tratamento e que daí em diante não poderemos mais trabalhar fora de casa, ficamos 24 horas vigiando nossos filhos para que nada de ruim aconteça com eles”, explica Eliziane Nogueira.

As mães dos autistas que residem em Contagem pretendem realizar um movimento no dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, para esclarecer, conscientizar e protestar para que o autismo seja reconhecido como doença mental e assim, viabilizar um tratamento digno para seus filhos.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar a população sobre o assunto.

O que é Autismo?

O autismo é uma alteração cerebral, uma desordem que compromete o desenvolvimento psiconeurológico e afeta a capacidade da pessoa se comunicar, compreender e falar, afeta seu convivio social.

O autismo infantil é um transtorno do desenvolvimento que manifesta-se antes dos 3 anos de idade, e é mais comum em meninos que em meninas e não necessariamente é acompanhado de retardo mental, pois, existem casos de crianças que apresentam inteligência e fala intactas.

O autista tem um comportamento diferente, uma dificuldade de socialização. Com o diagnóstico precoce, a sofisticação dos tratamentos e o melhor preparo das escolas, há casos de autistas chegarem cursar faculdades.

Quando bebê, não se acomoda no colo, não olha no olho e tem dificuldade de aprendizado. A linguagem também é difícil porque o autista tem uma linguagem literal, direta e concreta, o que torna difícil a comunicação porque a nossa linguagem é muito metafórica.

Nem a Ciência chegou a um consenso sobre o autismo, as famílias ficam confusas com tantas informações e acabam se tornam grandes estudiosas do assunto.

O primeiro passo é passar susto de ter um filho autista. Depois, é olhar pra frente, enxergar as qualidades, os limites, aprender a lidar com esse filho real e sair em busca de tratamentos.

Sintomas comuns

Conforme - ASA ( Autism Society of American). A maioria dos sintomas está presente nos primeiros anos de vida da criança variando em intensidade de mais severo a mais brando.

1. Dificuldade de relacionamento com outras crianças
2. Riso inapropriado
3. Pouco ou nenhum contato visual
4. Não quer ser tocado
5. Isolamento; modos arredios
6. Gira objetos
7. Cheira ou lambe os brinquedos, Inapropriada fixação em objetos
8. Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade
9. Ausência de resposta aos métodos normais de ensino
10. Aparente insensibilidade à dor
11. Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente
12. Procedimento com poses bizarras (fixar objeto ficando de cócoras; colocar-se de pé numa perna só; impedir a passagem por uma porta, somente liberando-a após tocar de uma determina maneira os alisares)
13. Ecolalia (repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal)
14. Insistência em repetição, resistência à mudança de rotina
15. Age como se estivesse surdo
16. Dificuldade de comunicação em expressar necessidades - usa gesticular e apontar no lugar de palavras
17. Não tem real noção do perigo
18. Irregular habilidade motora - pode não querer chutar uma bola, mas pode arrumar blocos

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