Data de publicação: 14-11-2007 00:00:00

Pais de alunos contestam contra desativação de escola.

Lava Jato Dias

Fotos: Robson Rodrigues Moreira

Galeria de Fotos

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal de Contagem desta terça-feira, 13.11, um grupo de pais de alunos da Escola Municipal Guimarães Rosa contestou contra a possível transferência dos filhos.

Segundo os pais, o encerramento das atividades da Escola Municipal Guimarães Rosa localizada no bairro Eldorado foi justificada pela Secretaria de Educação e a alegação está na deficiência estética das instalações. O prédio é alugado e a escola funciona há mais de 30 anos no mesmo local. 

Os manifestantes expressaram sua indignação através de cartazes. Os pais de alunos apelaram para os vereadores pedindo para que eles ajudem a evitar o fechamento da escola que atende a população dos bairros Eldorado e JK.

Os pais reclamavam também da quantidade de alunos em cada sala de aula. A média de 35 estudantes em cada classe é considerada pelos pais um número elevado e prejudicial ao aprendizado.

A mesa diretora da Câmara Municipal de Contagem pediu ao presidente da Comissão de Educação, o vereador Irineu da Funec, que agende uma reunião com os moradores dos bairros beneficiados pela escola. 

“Atualmente cerca de 370 alunos de 1ª a 8ª séries estudam na Escola Municipal Guimarães Rosa só no turno da tarde, fora os quase 1500 alunos dos turnos manhã e noite que estudam na Funec que funciona no mesmo prédio. Nós pais de alunos não concordamos com a desativação da escola e vamos lutar contra essa decisão”, protesta Mônica Cristina Reis, mãe de aluno.

O Secretário Municipal de Educação disse que a Escola Municipal Guimarães Rosa está funcionando em condições precárias em um prédio alugado. “Para resolver a questão a idéia é transferir os alunos para a Escola Municipal Ovídio Guerra, onde existem oito salas ociosas”, propôs Lindomar Diamantino.

O secretário disse também que o município está negociando com o Governo do Estado uma proposta de municipalizar a Escola Estadual Gastão da Cunha, localizada no bairro JK para atender a demanda da região.

“Por enquanto a Funec vai permanecer no mesmo prédio da Escola Municipal Guimarães Rosa. São dois turnos, manhã e noite, mas futuramente a Fundação de Ensino de Contagem também será transferida para a Estadual Gastão da Cunha”, esclarece Secretário Municipal de Educação Lindomar Diamantino. 

Por Suzi Rocha

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br