Data de publicação: 28-08-2012 00:00:00

De Contagem a BH, de BH a Contagem, transportando o desenvolvimento

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Robson Rodrigues

Por Leandro Dias

 

ERMELINDO DA ROCHA FARIA, 74 anos, belo-horizontino, é casado, pai de seis filhos, avô de onze netos e prestes a ser bisavô. Sócio-diretor da Empresa São Gonçalo de Transporte Coletivo, em breve receberá o título de Cidadão Honorário, homenagem da Câmara Municipal de Contagem, e também a medalha de Empresário Destaque, concedida pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros.

Junto com o irmão investiu no sonho do pai quando ainda eram jovens, e transformaram o pequeno negócio em uma das maiores empresas de Contagem. Em entrevista exclusiva, “Seu Ermelindo”, como gosta de ser chamado, conta a trajetória de sucesso de sua vida que se funde à da Empresa São Gonçalo.

1 – Como surgiu a São Gonçalo?

O meu pai era representante comercial de uma empresa de laticínios. Com o objetivo de arrumar emprego para todos os oito filhos, ele decidiu investir em um negócio próprio. Então, em fevereiro de 1958, ele comprou os direitos de uma empresa de transporte de passageiros, que havia em Contagem, juntamente com mais dois amigos. A empresa iniciou as atividades com duas jardineiras Chevrolet do ano 49 e 51, que faziam três horários diários para capital. O nome da empresa é em homenagem ao padroeiro dos viajantes, que meu pai, José Faria da Rocha, colocou por ser devoto dele.

2 – Quando começou a atuar na empresa?

Começamos com uma caminhonete entregando laticínios, pois trabalhávamos na mesma cooperativa que meu pai. Aos poucos, conseguimos pagar o veículo e, com o dinheiro do lucro, investimos na empresa de meu pai. Então, com 20 anos eu comecei a trabalhar na São Gonçalo e, com a saída dos sócios de papai, meu irmão e eu, compramos a parte deles.

3 – Qual a pretensão de negócio da São Gonçalo para os próximos anos?

Hoje, nos temos como princípio cuidar daquilo que já alcançamos, conservando o que já está consolidado.

4 – Qual a estrutura que a cidade oferece para o setor de transporte?

Isso muda de acordo com o desenvolvimento econômico, o crescimento e a modernização da indústria deste setor, que agora está investindo nos corredores de BRT (Bus Rapid Transit), as vias de trasnito rápido exclusivas para ônibus. Mas isso depende primeiro dos governos planejarem para as empresas investirem.

5 – O que pode ser mudado na cidade para favorecer o setor?

Criação de vias de acesso e duplicação das avenidas importantes da cidade.

6 – Como é o patrão Ermelindo?

Eu sou amigo dos meus funcionários, tanto na São Gonçalo quanto na fazenda. Eu tenho uma admiração muito grande e respeito pelos meus funcionários e tenho certeza também que eles tem por mim. O nosso relacionamento é muito bom.

7 – O que mais o senhor tem vontade de fazer na vida?

Ja fui presidente da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Contagem), já fui vereador em Contagem e já tenho uma empresa consolidada que emprega muita gente. Estou investindo em reprodução de gado no meu haras, gosto muito de andar a cavalo. Acredito que já fiz bastante coisa nessa vida.

8 Quem é o senhor Ermelindo?

Sou um homem feliz, que trabalha todos os dias e que adora carros antigos. Amo  cavalgar na fazenda e ficar junto da família maravilhosa que tenho e da minha amada esposa. E sou um eterno devoto de Nossa Senhora Aparecida.

9 – Qual mensagem gostaria de deixar?

Gostaria de agradecer a Deus por ter me dado a oportunidade de poder até hoje administrar a minha empresa com saúde. Eu devo tudo isso à Deus. Temos sempre que valorizar a fé a nossa família. 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br