Data de publicação: 29-08-2012 00:00:00

Não se faz no público o que se faz na privada

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Robson Rodrigues

Por Robson Rodrigues

É incrível como as pessoas tendem a confundir as coisas. A começar em casa, sabemos muito bem onde está o banheiro, a privada. Local onde gostamos de privacidade para fazer as nossas necessidades fisiológicas, ler uma revista ou jornal, enfim, espaço onde você pode ficar a vontade por que é realmente privado.

Viver em sociedade exige uma série de regras, todas tentam organizar e fazer com que as coisas funcionem bem, a coisa pública e a coisa privada.

Há algum tempo existiam somente dois setores, o público e o privado. Mas por ineficiência do Estado (público), foi criado o 3º Setor constituído por ONGs e outras organizações sem fins lucrativos. O 3º Setor surgiu com o objetivo de viabilizar projetos sociais e educacionais em parceria com os setores, público e o privado.

Mas vamos falar do público e do privado. Digo que as pessoas confundem o público com o privado porque é fácil ver pessoas e instituições fazendo de espaços públicos de Contagem e de todo o Brasil, seus espaços privados. Em Contagem especificamente, o Código de Postura não é aplicado, não é fiscalizado, portanto, não é respeitado, como se não existisse.

É fácil ver placas, mesas e cadeiras, mercadorias, entulhos, automóveis e até viaturas da Polícia Militar, Guarda Municipal e TransCon em cima dos passeios públicos da cidade. É Fácil ver pessoas jogando lixos pelas janelas dos carros, como se estivessem usando as lixeiras de suas casas.
O lixo é outro grande problema porque nem campanhas educativas incentivando a coleta seletiva são feitas na cidade, o lixão municipal ainda existe.

Nesse momento político em que vivemos atualmente, a situação tende a piorar. O lixo gerado pelas campanhas bancadas pelo setor privado sujam ruas, entopem bueiros e causam destruições quando as chuvas chegam. É o público novamente sendo usado como privado ou privada.

É simples, o privado é o particular e o público é de todos nós. Quem dá o direito para alguém sujar ou ocupar indevidamente os espaços que são de todos? Ninguém pode autorizar. Nem os órgãos públicos responsáveis por fiscalizar, autuar, multar e fazer cumprir a Lei, tem o poder de autorizar alguém ocupar indevidamente os espaços públicos.

Outro bom exemplo de engano público é a instalação de parquímetros ao redor de algumas praças da cidade. A população reivindicou e esperou por anos para ter espaços de lazer para levar seus filhos. Quando conseguem, os espaços públicos são loteados e os estacionamentos utilizados pelos frequentadores passam a ser cobrados gerando lucro para uma empresa privada.

É novamente o público se transformado em privado com o aval de quem deveria fazer algo para melhorar realmente a vida dos cidadãos, o poder público.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br