Data de publicação: 22-12-2012 00:00:00

O ser humano continua pensando que o mundo também é descartável

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

 

Como todos podem ver o mundo não acabou. Dia 21 de dezembro de 2012 passou e o mundo continua capengando. Poluição, desmatamento, queimadas, continuamos desrespeitando o meio ambiente.

O ser humano continua pensando que o mundo também é descartável, sujam, destroem, desperdiçam, pensam que ao descartar o lixo, livraram-se do problema. A falta de qualidade do ar que respiramos, da água que bebemos, as altas e as baixas temperaturas que enfrentamos e as catástrofes naturais cada vez mais constantes, são sinais de que algo está errado, o planeta reage aos maus tratos.

Mas já que o mundo não acabou, vem ai o Natal e o Ano Novo, época em que as pessoas ficam mais unidas e solidárias. O apelo emocional envolvendo o nascimento de Jesus Cristo é muito grande e isso contribui para que muitos, finalmente, começarem a ajudar as pessoas que passam dificuldades até para comer.

A época é boa para todos reverem seus conceitos. Quem sabe refletir sobre o consumismo que polui e quem sabe, passar a consumir de forma racional e ecologicamente correta. Consumir produtos recicláveis originados de matérias primas certificadas pode contribuir para gerarmos menos lixo.

Se não mudarmos o nosso modo de viver e de tratar o meio ambiente, corremos o risco de não ter muito que deixar para as próximas gerações. Infelizmente nem todos estão dispostos a mudar seus conceitos. Acumulamos coisas, compramos outras tantas mesmo sem termos tempo para usufruí-las. É o consumismo desenfreado, difícil de ser controlado, mas fácil de ser percebido.

Dizem que quem não muda, não melhora. Que tal começar 2013 refletindo antes de comprar qualquer coisa? E se comprarmos, doarmos algo para compensar. Seria uma forma de não acumularmos coisas que não usamos coisas que podem ser úteis para muitas outras pessoas. Já seria um bom começo para nos transformarmos pessoas conscientes ecologicamente e pessoas mais solidárias.

Vamos doar! Quem dá, recebe, quem muda, melhora. 2013 está batendo em nossa porta e cabe a nós abri-la somente para as coisas que realmente importam: a amizade, a compaixão, a solidariedade. Precisamos ter a consciência de que o mundo não é meu, nem seu, é nosso.

Somos o que comemos e escolhemos. Como todos querem ser os melhores, cabe nós comer alimentos saudáveis para vivermos bem e escolher bem as oportunidades e as pessoas que podemos contar e ajudar. Feliz 2013, saúde e paz, o resto a gente corre atrás.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br