Data de publicação: 27-02-2013 00:00:00

Projeto NuBeco recebe o Prêmio Gentileza Urbana 2012

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Fotos: Robson Rodrigues

Clique aqui e veja as fotos

O Prêmio Gentileza Urbana é concedido desde 1993 pela seção mineira do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-MG). O Projeto NuBeco premiado na categoria Cidadania, foi premiado no sábado (23), no Museu de Arte da Pampulha.

O projeto propõe intervenções artísticas nos becos do bairro Eldorado, na cidade de Contagem, com o objetivo de revitalizar as travessias.

Antes da revitalização, um mutirão de limpeza é realizado para deixar o beco em condições de receber as intervenções artísticas.

Segundo o coordenador da Associação Bangalô Cultural, Rafael Aquino, a ideia do Projeto NuBeco surgiu por causa da falta de espaços dedicados a arte na cidade de Contagem.

“O que sabemos fazer é arte, então pensamos porque não fazer arte nos becos e ainda contribuir para a sociedade, revitalizando as travessias abandonadas?”, explica Aquino.

Prêmio Gentileza Urbana

O prêmio foi criado para incentivar e valorizar ações de anônimos, em todo o Estado, relacionadas à gentileza urbana.

Entre os 61 projetos inscritos em 2012 nas seis categorias: Arquitetura e urbanidade; Direito à paisagem urbana, Respeito à memória e ao patrimônio, Cidadania, Sustentabilidade ambiental e Generosidade, 21 projetos receberam uma placa em reconhecimento.

Rafael Aquino confirma que o premio é um incentivo para dar continuidade ao projeto. “Começamos com um projeto cultural, mas percebemos que a cultura está ligada a diversas áreas como a educação, o patrimônio, a saúde e a segurança pública. Por isso melhoramos a ideia e transformamos o Projeto NuBeco e um projeto sócio cultural. Como o Projeto NuBeco, conseguimos detectar que os becos acumulavam diversos problemas A partir dessa iniciativa conseguimos comunicar com os moradores e a chamar a atenção da população sobre a importância de ter os becos revitalizados”, conta o coordenador do projeto.

Reconhecimento público

A presidente da Fundação de Cultura de Contagem – Fundac, Renata Lima, disse que a Associação Bangalô Cultural se destaca pela seriedade e pela dedicação a arte.

“É uma felicidade para a Fundac ter um projeto premiado representando a cidade de Contagem. O Projeto NuBeco é um bom exemplo que com um custo relativamente pequeno é capaz de mudar comportamentos e fazer grandes feitos. As vezes ficamos atrelados aos custos porque nem sempre conseguimos viabilizar grandes projetos. Mas com grandes ideias e custos pequenos é possível fazer com a vida das pessoas melhorem”, explica a presidente.

Vídeo educativo

Thiago Hebert Pereira dos Santos também foi premiado pela produção de um vídeo de animação que estimula a preservação do meio ambiente.

“Moro em Esmeraldas, estudei e tenho família em Contagem. Convivendo nesses ambientes resolvi criar um vídeo com o objetivo de gerar uma reflexão sobre a importância de cuidar bem do meio ambiente. Os nossos atos de hoje reflete em nosso futuro, o que agente destrói hoje, vai prejudicar os nossos filhos”, enfatiza o autor do vídeo que foi premiado e está sendo exibido em vários eventos pelo Brasil.

Rafael Aquino ressalta que ganhar um prêmio oferecido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-MG) e ter a presença da presidente da Fundação de Cultura de Contagem – Fundac na premiação, é um sinal de reconhecimento público. “Espero que daqui em diante o Projeto NuBeco tenha mais apoio do poder público municipal”, finaliza.

Link relacionado:

ONG cria identidade artística nos becos do Eldorado

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br