Data de publicação: 26-12-2007 00:00:00

TV digital no Brasil, novidade para 2008.

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Na primeira semana de dezembro houve o lançamento da TV digital no Brasil, com a estréia na região metropolitana de São Paulo. Até 2013, conforme previsões do Fórum Brasileiro de TV Digital, o sinal estará disponível em todo o país. O principal vantagem, a princípio, será a alta definição de imagens e som.

A qualidade da imagem é melhor do que a de um DVD. Com o tempo, outras funcionalidades devem ganhar força, como a mobilidade e a portabilidade - possibilidade de ver TV em carros, notebooks e celulares – e multiprogramação - recepção de mais de um programa em um mesmo canal, além da interatividade - possibilidade de participar dos programas e fazer compras diretamente pela TV.

A transmissão digital é gratuita, mas disponível somente para quem comprar um conversor digital, também chamado de set-top box. Nos próximos meses, muitos fabricantes venderão TVs já prontas para receber o sinal, com os set-top boxes integrados.

Para os telespectadores, os números usados para sintonizar os canais atuais (analógicos, em geral transmitidos em VHF) não mudam. Mas cada emissora terá um novo canal em UHF para a transmissão digital. Por isso, para receber o novo sinal, será necessário comprar uma antena UHF.

Segundo especialistas, o preço dos dispositivos começa alto, mas depois sofre queda. A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros) estima em R$ 700,00 o preço dos conversores digitais.

Os usuários de telefones celulares deverão esperar um pouco mais, até que possam comprar no Brasil aparelhos adaptados, capazes de receber a programação da TV digital. A previsão para o início das vendas desses celulares é o primeiro semestre de 2008.
 
De acordo com o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse  em coletiva, que é um passo importante integrar o Brasil no sistema digital. “A TV digital vai favorecer diversas áreas, principalmente a Educação à distância. Quanto ao valor da TV Digital, o Ministro disse “aconselho esperar um pouco para comprar o aparelho digital, porque o preço vai cair”, ressalta.

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br