Data de publicação: 02-05-2007 00:00:00

Inaugurado o 1º Telecentro no bairro Petrolândia.

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

O Ministro das Comunicações, Hélio Costa e a Prefeita Marília Campos inauguraram nesta sexta-feira, 05.04, o primeiro dos sete telecentros que serão instalados no município. Na ocasião, o ministro prometeu um Banco Postal para atender a região.

Os sete telecentros que serão instalados em Contagem pretende promover à inclusão digital garantindo o acesso gratuito da comunidade à internet. Os pólos de informática vão possibilitar a participação da comunidade em palestras e cursos básicos de informática.

Cada telecentro terá 20 computadores conectados à internet em banda larga onde os usuários serão orientados pelos assistentes educacionais contratados pela prefeitura e pelos estagiários selecionados pela Fundação de Ensino de Contagem - Funec.

O Secretário de Educação, Cultura e Esportes, Lindomar Diamantino, deu boas vindas ao ministro e aos demais presentes. “Só para essa primeira unidade do telecentro já existem 700 pessoas inscritas e interessadas em utilizar os computadores. Os telecentros darão oportunidade de acesso à educação através da internet”, explica o secretário.

Marília Campos agradeceu à população pela confiança depositada e pela paciência em aguardar a implantação dos projetos. “A cidade era carente de políticas públicas e foi preciso sanear as contas, tirar o nome de Contagem da lista de inadimplentes para voltarmos a receber recursos do Governo Federal. O telecentro é um projeto federal que reivindicamos e conseguimos trazer sete para Contagem. O objetivo é garantir a qualificação profissional e o acesso à internet para a população”, enfatiza a prefeita.

A prefeita disse que a cada dia que passa, Contagem está ficando melhor para se viver. “Tudo que está sendo feito só foi possível graças às parcerias com a iniciativa privada e com o apoio do legislativo. O reconhecimento virá em breve e em resposta aos pessimistas que não acreditam em nossa administração dizendo que nada está sendo feito, esse é mais um trabalho que está sendo realizado”, desabafa Marília Campos.

O Ministro Hélio Costa disse que atualmente somente 500 municípios possuem acesso a internet usando banda larga, mas que por determinação do Presidente Lula, a meta é colocar pelo menos um ponto de internet em cada município brasileiro.

“Queremos dar a toda população o mesmo que os filhos dos ricos têm acesso. Estamos implantando a internet sem fio, via ondas de rádio e já foi instalada em algumas escolas e órgãos públicos. Em breve será possível instalar esse sistema em todas as escolas, inclusive em Contagem. Estou à disposição da prefeita Marília e pretendo voltar a Contagem para trazer mais benefícios para a cidade”, enfatiza o ministro.

Hélio Costa finalizou ressaltando que a prefeita está de parabéns pelas iniciativas e disse que os moradores de Contagem estão seguros nas mãos sérias da Marília. “Comprometo-me a instalar um Banco Postal no bairro Petrolândia para atender a reivindicação da comunidade representada pelo líder comunitário, Índio. Em noventa dias vamos atender ao pedido”, prometo o ministro.

A instalação dos Telecentros se deu graças a uma parceria entre o Governo Federal, que investiu R$ 400 mil e a Prefeitura de Contagem que participou com aproximadamente R$ 500 mil. Ainda para maio estão previstas as inaugurações dos Telecentros dos bairros Bela Vista e Nova Contagem.

Os interessados em utilizar os centros de informática terão que efetuar cadastro prévio nas regionais. A partir daí, serão definidos os horários e as datas do acesso à internet. Os outros Telecentros serão instalados nos bairros Jardim Eldorado, Água Branca, Ressaca. O horário de funcionamento será de 9h às 21h, de segunda a sexta, e aos sábados, de 9h às 15h.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br