Data de publicação: 24-03-2008 00:00:00

Teatro de rua atrai famílias inteiras à praça.

Foto: Robson Rodrigues

CONTAGEM TV, "AQUI CONTAGEM TE VÊ".

Clique aqui e assista parte da apresentação

Clique aqui e veja as fotos da apresentação

Encerrando a 6ª edição do Encontro Mundial das Artes Cênicas (ECUM), o Grupo Baiano Nego Fugido fez uma apresentação na Praça Nossa Senhora da Glória no último domingo, 23.03.

O ECUM foi realizado com a temática "Cena Emergente: Diálogos com o Futuro", encontro com o objetivo de fomentar e discutir as novas direções, o papel dos realizadores, os limites dos pensamentos e mídias, além do teatro e sua hibridez com as outras artes.

A programação foi variada com oficinas de teatro e dança, palestra sobre cinema, filosofia e finalizado com apresentação teatral. O Grupo Nego Fugido da cidade de Amparo da Purificação na Bahia fez uma apresentação no Sesi Minas em Belo Horizonte e finalizou sua turnê em Contagem.

A apresentação contou  a história das lutas dos negros pela Abolição da Escravatura usando figurinos e canções que chamaram a atenção dos espectadores. Segundo Jéssica Santos, componente do grupo, foi a primeira fez que o grupo fez apresentações fora da Bahia.

ECUM

Desde 1998, o Encontro Mundial das Artes Cênicas (ECUM) promove espetáculos de teatro e dança, ações formativas como oficinas, workshops, palestras, aulas abertas e intercâmbios entre profissionais das artes cênicas do país e do exterior.

O ECUM é, no contexto dos eventos culturais latino-americanos, o que mais se destaca pela sua importância e significado. Nas cinco primeiras edições, realizadas em 1998, 2000, 2002, 2004 e 2006, contamos com a participação de 10 mil estudantes e profissionais das artes cênicas de todo o país e do Mercosul, numa programação de oficinas teóricas e práticas, conferências, aulas abertas e espetáculos, reunindo, para ministrá-los, 491 representantes de 31 países: Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Costa do Marfim, Croácia, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Honduras, Índia, Indonésia,  Inglaterra, Irã, Iraque, Israel, Itália, Japão, Mali, México, Polônia, Portugal, República Tcheca, Rússia, Sérvia-Montenegro, Sri Lanka, Taiwan, Uruguai e Venezuela, que proferiram as palestras, aulas abertas, oficinas e workshops, aula magna, além dos espetáculos.

O ECUM promove ainda, a distribuição gratuita de bolsas para estudantes de baixa renda, bem como acesso gratuito a espetáculos, oficinas e workshops, ampliando e democratizando o acesso à informação, cumprindo importante papel sócio-cultural.

Fonte: www.ecum.com.br

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br