Data de publicação: 20-10-2014 00:00:00

Segundo caso de Febre Chikungunya é confirmado em Minas

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, nesta segunda-feira (20), o segundo caso de Febre Chikungunya no Estado. O caso foi registrado em uma mulher de 34 anos, que mora em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço. 

Segundo a SES-MG, os sintomas da paciente deram início no dia 8 de outubro e ela foi acompanhada por uma médica infectologista e liberada para continuidade do tratamento em domicílio, apresentando fase aguda da doença.

De acordo com a Secretaria, provavelmente a mulher foi infectada na Venezuela. A infecção foi confirmada pelo laboratório da Funed - Fundação Ezequiel Dias do Estado de Minas Gerais.

A SES-MG informa que está preparada para atuar de forma complementar com o município através de ações de controle de vetores e de mobilização social preconizadas pelo Ministério da Saúde.

De acordo com dados atualizados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, os casos confirmados da Febre Chikungunya em Minas Gerais são nos municípios de Matozinhos e Coronel Fabriciano. Já os casos suspeitos estão sendo investigados em Contagem, Belo Horizonte, Montes Claros e Viçosa.

Febre Chikungunya

O vírus é transmitido pela picada da fêmea de mosquitos infectados. São eles o Aedes aegypti, de presença essencialmente urbana, em áreas tropicais e, no Brasil, associado à transmissão da dengue; e o Aedes albopictus, presente majoritariamente em áreas rurais, também existente no Brasil e que pode ser encontrado em áreas urbanas em menor densidade. O mosquito adquire o vírus ao picar uma pessoa infectada, durante o período de viremia, ou seja, um dia antes do aparecimento da febre até o quinto dia de doença, quando a pessoa ainda tem o vírus na corrente sanguínea.

Após um período de incubação médio de dez dias, o mosquito torna-se capaz de transmitir o vírus a um humano. Após a picada de um mosquito infectado, os sintomas da doença tipicamente aparecem após um período de incubação intrínseco médio de 3 a 7 dias. A maioria dos indivíduos apresenta doença sintomática após um período de incubação de dez dias. Porém, nem todos os indivíduos infectados com o vírus desenvolvem sintomas.

Sintomas

Embora os vírus da febre chikungunya e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes.

Na fase aguda da chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.

Ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo), não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.

Link relacionado

Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de Febre Chikungunya em MG

Fonte: SES

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br