Data de publicação: 29-10-2014 00:00:00

Campanha do Dia Mundial do AVC é dedicada às mulheres

Lava Jato Dias

Foto: Divulgação

No Dia Mundial do AVC, celebrado nesta quarta-feira – 29 de outubro, é lançada uma nova campanha dedicada especialmente às mulheres com o lema: “Eu sou mulher: O AVC afeta-me”. A campanha mundial ganha novo foco a cada dois anos.

A campanha 2014/2016 tem o objetivo de reforçar o fato de que as mulheres têm maior risco de morte por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, em muitos casos, elas recebem menos cuidado em relação à doença.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o AVC contabiliza 100 mil mortes por ano. Pesquisa realizada pela Organização Mundial do AVC destaca que as mulheres fazem parte do grupo mais provável para sofrer o Acidente.

A doença é a segunda maior causa de mortes e apenas 15% dos brasileiros têm conhecimento dessa informação, sendo que um em cada dez brasileiros conhecem os sintomas da doença.

Além de hábitos como tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas e sedentarismo, as principais causas para o desenvolvimento de um AVC são a hipertensão arterial e a fibrilação atrial - mais conhecida como arritmia e caracterizada pelo batimento cardíaco descompassado.

O que é o AVC

O AVC, popularmente conhecido como derrame, pode se caracterizar pelo surgimento de um quadro neurológico súbito causado por um entupimento ou pela interrupção do fluxo do sangue nas artérias do sistema nervoso central, podendo ser provocada pela formação de um coágulo. Esse, o mais comum, é chamado de isquêmico e representa 85% dos casos. Outro tipo, menos frequente, é o hemorrágico, que acontece devido ao rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo. A falta ou restrição de sangue pode provocar lesão ou morte celular, assim como danos nas funções neurológicas.

Sinais

O AVC pode apresentar alguns sinais de alerta, como fraqueza ou formigamento de um lado do corpo, na face, braço ou perna; confusão ou variação na fala ou compreensão; alteração de equilíbrio e coordenação; e dor de cabeça súbita, sem causa aparente.

Para saber se uma pessoa está sofrendo um AVC, a World Stroke Organization (WSO), Organização Mundial de Derrame, recomenda uma avaliação que consiste em três passos simples e rápidos: basta pedir para a pessoa sorrir e observar se o sorriso está torto, depois verificar se consegue levantar os dois braços, e, finalmente, pedir para repetir uma frase e identificar se há alguma diferença na fala, se está enrolada ou arrastada. Caso alguns desses sinais sejam notados, a orientação é que se deve procurar um médico imediatamente.

Fonte: Organização Mundial do AVC

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br