Data de publicação: 22-04-2008 00:00:00

Sucessão presidencial foi pauta das comemorações do Dia de Tiradentes.

Imagens: Robson Rodrigues

CONTAGEM TV, “aqui Contagem te vê”.

Clique aqui e assista a reportagem
 

Clique aqui e veja as fotos

A presença de José Alencar, presidente em exercício e orador da cerimônia em Ouro Preto, juntamente ao governador de Minas, Aécio Neves, deu um ar de aliança entre o PT e PSDB mineiros.

José Alencar disse que é importante ter um mineiro no comando do país novamente e lembrou que desde Juscelino Kubitschek não houve um presidente mineiro eleito, já que Itamar Franco assumiu depois do impeachment de Fernando Collor, em 1992.

Clima eleitoral

Alencar falou da liderança do governador Aécio Neves (PSDB), que, apesar de não confirmar, é cotado para disputar a presidencia em 2010. O clima eleitoral na Praça Tiradentes, no centro de Ouro Preto, se confirmou com as faixas de apoio e bandeiras do PSDB. Alguns trabalhadores também exibiram faixas de protestos.

José Alencar confirmou que o presidente Lula, que está na África, pretende eleger um sucessor, mas disse também que os mineiros precisam se unir em torno de uma candidatura que represente o estado.
 
Aécio Neves disse  que Minas Gerais estará presente na sucessão. “É muito difícil que se construa um projeto de Brasil sem a participação de Minas”, ressaltou o governador.

José Alencar disse que é indiscutível a liderança de Aécio Neves e elogiou seu governo. "Quando participamos dessa festa é inevitável a saudade que sentem os nascidos em Minas Gerais. Saudade dos tempos em que Minas conduzia os destinos da pátria", enfatizou o vice-presidente da República.

Saia justa

Um dos jornalistas perguntou durante a coletiva com o vice-presidente por que que a Constituição Brasileira não é respeitada depois de 20 anos de sua promulgação, mas José Alencar não quis respondê-lo.

Homenageados

A lista de agraciados incluiu representantes de vários partidos políticos como forma de articulação para as eleições de 2010. O PCdoB, por exemplo, esteve representado pelos deputados federais Aldo Rebelo, Manuela D’Ávila e do deputado estadual Carlos Moura, o Carlin do PCdB de Contagem. Ao todo, 254 pessoas foram homenageadas com a medalha da inconfidência, deputados, senadores, empresários e artistas.

O ator Thiago Lacerda roubo a cena. Ele caminhou ao lado de 13 cadetes e entregou a tocha ao governador, que acendeu a Pira da Liberdade. O ator também recitou o poema Estatuto do Homem, de Thiago de Mello, exaltando a liberdade dos homens. O público feminino presente na praça gritava a cada aparição de Thiago.

O encerramento do evento ficou por conta dos cantores Babaya, Marina Machado, Anthonio e Daniel Maia, que interpretaram canções mineiras e das bandas militares.

População insatisfeita

Apesar do vice José Alencar ter lembrado que no passado o povo não tinha acesso à praça Tiradentes, onde todos os anos é realizada a festa, muitos moradores que também vendem artesanatos próximo às igrejas reclamaram do evento.

“Nossas bolsas foram revistadas, coisa que nunca aconteceu antes. Além disso, os turistas reclamaram do comércio e das igrejas fechados por causa do feriado. Isso prejudica o comércio de artesanato e não beneficia a cidade, que vive do turismo”, disse Maria das Graças Silva, moradora e artesã de Ouro Preto.

Por: Robson Rodrigues

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br