Data de publicação: 18-12-2014 00:00:00

10 dicas para driblar o endividamento

Foto: Divulgação
Flávio Peralta¹

Como iniciar 2015 e não se enrolar com as dívidas? Essa é a pergunta que muitas pessoas se fazem quando recebem o 13º salário. Além da vontade de investir nos presentes de Natal e em viagens para o ano novo, em janeiro chegam impostos pesados como IPTU, IPVA, matrículas de colégio e faculdade, além da demanda por compra de materiais escolares, tudo isso aliado às contas regulares de todo mês, como luz e água.

De acordo com a Pesquisa Nacional sobre Liquidação de Cheques realizada mensalmente pela TeleCheque, serviço da MultiCrédito, a inadimplência em cheque em janeiro 2014 chegou a 2,98%, valor 9,4% inferior ao registrado no mesmo mês do ano anterior. Isso demonstra que a cada ano o consumidor tem se tornado mais consciente na hora de organizar as despesas de fim de ano. Para ajudar ainda mais nessa conscientização e economizar a segunda parcela do 13° salário, seguem algumas dicas:

1. Registre quanto terá da segunda parcela do 13º salário, e quanto desse valor será separado para pagar dívidas;
2. Relacione todas as suas dívidas;
3. Defina a prioridade dos pagamentos;
4. Procure credores e veja quais os valores a pagar, além da possibilidade de descontos e parcelamentos;
5. Pague preferencialmente à vista, pois dessa forma o desconto será maior, e você terá mais poder de negociação;
6. Antes de sair para as compras, veja quanto pode pagar por mês. Essa conta deve ser baseada no que sobra, descontando todas as contas que já são fixas. A soma das parcelas mensais precisa ficar dentro desse limite;
7. Defina quanto tem para gastar com presentes e festas;
8. Comprando à vista, peça desconto, afinal o poder de negociação é maior quando se paga à vista;
9. Caso vá comprar a prazo, considere que no 1.º trimestre há gastos com matrícula, impostos etc., e seu fluxo de caixa vai ficar mais restrito;
10. Faça uma lista do que vai comprar, e, caso essa lista escape de seu orçamento, busque alternativas que caibam em seu bolso.

Sobre a Pesquisa TeleCheque

A pesquisa é feita com base nos valores das transações em reais monitoradas pelo serviço TeleCheque em diversos segmentos, como alimentação, automotivo, calçados, combustíveis, educação, eletroeletrônicos, joalheria e bijuterias, magazines e lojas de departamentos, máquinas e peças, material de construção, móveis, decoração e artigos para o lar, produtos, saúde, serviços, turismo, entretenimento e vestuário. São monitorados aproximadamente 10 mil pontos de venda distribuídos em 890 municípios do País, com exceção dos Estados do Acre, Rondônia, Amapá, Roraima e Tocantins.

Sobre a MultiCrédito

Com mais de 30 anos de atuação, a MultiCrédito se destaca por oferecer a seus clientes eficiência, segurança, performance tecnológica e inteligência em todas as etapas de diversos processos de crédito. A empresa é detentora das marcas TeleCheque®, especializada em análise de crédito de pagamentos com cheques, e MultiCrediário®, especialista na análise de crédito e no fornecimento de soluções para pagamentos realizados por meio de crediário e de boletos. A empresa é associada à Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques (Abracheque). Mais informações sobre a MultiCrédito podem ser obtidas pelo telefone 0800 285 9131.

¹vice-presidente comercial da MultiCrédito e co-autor dos livros “Programados para Vencer” e “Ferramentas Visuais para Estrategistas”
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br