Data de publicação: 19-12-2014 00:00:00

Verão inicia neste domingo (21)

Lava Jato Dias
Foto: Divulgação

A estação mais quente do ano no Brasil terá início às 21h03 deste domingo (21/12) e segue até o dia 20 de março de 2015. A estação marca o ápice do período chuvoso em boa parte do país. 

A próxima temporada do verão será influenciada pelo fenômeno El Niño, já que as temperaturas do Oceano Pacífico se encontram acima da média na região equatorial. Esse fator deve contribuir para que as temperaturas fiquem acima da média história em grande parte de Minas Gerais.

Segundo o meteorologista Arthur Chaves, da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, em dezembro, as chuvas deverão ficar ligeiramente abaixo da média esperada para o mês no Sul de Minas, Triângulo e Oeste. Já nas outras regiões, as chuvas deverão ficar próximas da média histórica. Para janeiro, a previsão é que as chuvas fiquem dentro da normalidade no Sul de Minas, Leste e Zona da Mata e levemente abaixo da média histórica no restante do Estado.

Em fevereiro, apenas no Oeste, Triângulo e região Central são esperadas chuvas dentro da média histórica, enquanto que no restante do Estado as chuvas devem ficar acima da média. Fechando a estação, em março, são esperadas chuvas abaixo da média nas regiões Oeste e Central, acima da média histórica no Norte de Minas e dentro da média no restante do Estado.

"Durante todo o verão, são esperados os maiores acumulados de chuva nas regiões Sul de Minas, Leste e Zona da Mata", afirma Arthur Chaves.

De acordo com Arthur Chaves, o El Niño vai ser uma influência significativa na temperatura e esse verão será levemente mais quente do que o habitual. O meteorologista ressalta que as temperaturas acima da média devem ocorrer nas regiões Central e Oeste. No restante do Estado, devido às chuvas, as temperaturas devem ficar abaixo da média no Sul de Minas, Leste e Zona da Mata, enquanto que no Triângulo e Norte de Minas ficarão na média histórica.

"O mês mais quente da estação, quando comparado com sua média, será janeiro, enquanto que os mais amenos serão dezembro e fevereiro. O Oeste será a região que tende a ficar com as temperaturas acima da média com maior frequência, principalmente em janeiro", explica.

Fonte: Cemig
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br