Data de publicação: 26-03-2015 00:00:00

Fundac inicia inventário do Jubileu de Nossa Senhora das Dores

Foto: Divulgação/Fundac

A Festa do Jubileu de Nossa Senhora das Dores é realizada há 209 anos na Paróquia São Gonçalo, em Contagem. Com isso, a Fundação Cultural de Contagem (Fundac) iniciou o processo de inventário da Festa, que marca o início do processo de registro do evento como Patrimônio Imaterial de Contagem, com previsão de término para 2016, quando a festa completa 210 anos. 

Após a finalização do Dossiê de Registro, a Celebração do Jubileu de Nossa Senhora das Dores será colocada no Livro de Registro das Celebrações. Nesse livro serão inscritos rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social.

“O objetivo do ato de registro é proteger o exercício do direito à cultura aos diversos grupos que compõem a cidade, garantindo, no cotidiano do município, as condições de existência e a manutenção dos bens culturais”, afirma a presidente da Fundac, Renata Lima. 

Segundo a Coordenadoria de Políticas de Memória e Patrimônio Cultural da Fundac, constituem bens culturais de natureza imaterial os processos de criação, manutenção e transmissão de conhecimentos, as práticas e as manifestações dos diversos grupos socioculturais que compõem a identidade e a memória do município.

Fonte: Fundac
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br