Data de publicação: 21-05-2015 00:00:00

Febre Chikungunya: saiba mais sobre a doença

Lava Jato Dias

Os sintomas são similares aos da dengue, mas com um agravante, as dores são mais intensas. Transmitida pela picada dos mosquitos Aedes aegypti infectado e Aedes albopictus, a doença também pode ser transmitida via transfusão de sangue. 

Os primeiros sinais da doença começam a surgir entre três e sete dias após a infecção. Não há nenhum tratamento específico ou vacina para prevenir.

A infecção provoca febre alta, dor nas articulações, erupção cutânea, dores de cabeça e musculares. A doença raramente causa a morte, mas a dor articular pode durar meses ou mesmo anos em alguns casos.

A Chikungunya acomete com mais frequência em crianças com menos de um ano, pessoas com mais de 65 anos de idades e/ou aqueles com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, entre outras. 

Primeiro caso em Minas Gerais

Até o mês de maio desse ano, o Ministério da Saúde confirmou 2 casos de Febre Chikungunya em Minas Gerais. Um caso em Viçosa, mulher de 27 anos que teria visitado a Colômbia.

O outro caso confirmado ocorreu em Belo Horizonte, mulher de 41 anos, que teria visitado a Bahia. No ano passado, Minas Gerais confirmou sete casos da doença.

Fonte: ABHH | SESMG
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br