Data de publicação: 22-05-2015 00:00:00

Ministério Público intervém na falta de medicamentos em Contagem

Fotos: Leandro Perché

O promotor Fabiano Cardoso, da Promotoria de Defesa da Saúde do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) se reuniu nesta quarta-feira (20), com vereadores e com a representante da Secretaria Municipal de Saúde.

A intervenção do Ministério Público foi solicitada para que seja solucionada a falta de medicamentos nas farmácias distritais, UBS’s e no Hospital Municipal, problema que já foi tema de audiência pública na Câmara Municipal de Contagem no último dia 08.

Governo 

A superintendente de Atenção à Saúde, Silvana Leite, representante da Secretaria Municipal de Saúde na reunião, confirma a falta de 12% a 17% dos medicamentos oferecidos a população. 

Segundo a superintendente, há falta de medicamentos na indústria farmacêutica e discordância nos valores que constam na tabela que estabelece o preço máximo dos medicamentos nos laboratórios privados.

“Medidas foram tomadas para reduzir o problema. Revisamos a lista de padronização do Município e veremos se os medicamentos em falta podem ser substituídos por outros de mais fácil aquisição    “, explica. 

De acordo com Silvana, a lista já está nas mãos do secretário Municipal de Saúde, Evandro Silva, que deve orientar as próximas licitações.

Ministério Público

O promotor Fabiano Cardoso sugeriu que haja uma interação entre o município e o legislativo.

“Com a lista de medicamentos faltosos sugiro procurar os laboratórios e apurar os valores dos remédios vendidos para outros municípios. É uma forma de coibir práticas abusivas”, destaca Cardoso. 

Os vereadores presentes na reunião se colocaram á disposição para intermediar esse debate e buscar soluções para a falta de medicamentos no município. 

Crise laboratorial 

O promotor público, Fabiano Cardoso, disse saber das reclamações dos serviços laboratoriais oferecidos a rede pública de saúde de Contagem. 

Atualmente é o Laboratório Lab-Clin o responsável pela realização de exames laboratoriais de todas as Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Hospital Municipal.

Segundo os vereadores, a empresa já foi convidada pela Comissão de Saúde do município, para prestar esclarecimentos sobre as denúncias de maus serviços prestados à população. 

O promotor confirma que recebe muitas reclamações sobre o laboratório e que está apurando cada uma delas.

                 
Promotor Fabiano Cardoso, da Promotoria de Defesa da Saúde do Ministério Público de Minas Gerais
 
                

Fonte: Assessoria CMC
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br