Data de publicação: 03-09-2015 00:00:00

13º Fórum Regional Metropolitana é realizado em Contagem, com protestos

Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Aconteceu nessa quinta-feira (3), em um hotel da cidade, mais uma edição do fórum realizado pelo governo do Estado de Minas, que pretende oficializar a participação popular na elaboração, execução e avaliação de políticas públicas regionalizadas. 

O governador Fernando Pimentel participou do evento e teve que enfrentar protestos de policiais civis aprovados em concursos públicos, que, segundo eles, foram deixados na geladeira pelo atual governo.

No início da fala do secretário Estadual de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, os manifestantes de colocaram de costas e exibiram vários cartazes de protesto.
 
Segundo o secretário, os fóruns significam a ampliação do espaço para discussões da sociedade civil com o governo. “O intuito é que as demandas levantadas em âmbito local cheguem até a administração estadual de forma clara para que as prioridades sejam atendidas de forma justa”, explica o secretário que recentemente afirmou que nenhum ajuste salarial será concedido aos servidores.  

Mobilidade urbana

O prefeito de Contagem, Carlin Moura, ressaltou a importância da parceira entre o governo Estadual e os municípios. Moura destacou a necessidade de melhor a mobilidade urbana com a ampliação do metro. 

A Deputada Estadual, Marília Campos, também ressaltou que a mobilidade urbana, que, segundo ela, pode significar a melhoria na qualidade de vida do cidadão. A ex-prefeita de Contagem pediu que as obras do metrô sejam retomadas.
 
Para a deputada, as linhas ferroviárias do Estado podem ajudar a resolver o problema de mobilidade urbana. “Os nossos trens não podem carregar apenas carga, eles precisam carregar também as pessoas para os municípios por onde passam. Sei que a realização dessas obras demanda tempo, mas acredito no governo Pimentel”, finaliza. 

O povo é quem sabe

De acordo com o governador de Minas, Fernando Pimentel, os fóruns significam uma nova forma de governar escutando o povo. Pimentel disse que o povo é a melhor fonte de informação.

“Se o povo tivesse sido consultado, talvez não tivesse sido gastos 2 bilhões de reais, na construção da Cidade Administrativa. A população tem condições de dizer qual é a melhor maneira de resolver os problemas vivenciados no seu dia-a-dia”,  disse Pimentel, depois de alfinetar o governo de Aécio Neves e Anastasia.

Os servidores administrativos da Superintendência Estadual de Ensino, também protestaram durante o evento. Eles reclamam que somente os professores terão reajustes salariais e afirmam que sem o planejamento e a coordenação da superintendência, nenhuma escola funciona com qualidade.  

Durante seu discurso, Pimentel disse que o orçamento do Estado não permite reajustes e que o governo anterior foi irresponsável por contratar servidores demais. Pimentel foi embora sem falar com a imprensa, depois de acusar a mídia nacional de tentar derrubar seu governo.

Por: Assíria Mirran / Robson Rodrigues
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br