Data de publicação: 30-11-2015 00:00:00

Projeto Tudoaver, exposições durante o mês de novembro

Obra de Onilson Coelho

Foto: Divulgação

Galeria de fotos das obras

O projeto Fundac em parceria com o Big Shopping convida a população para as exposições gratuitas nas galerias do Centro Cultural e da Prefeitura de Contagem.

Onilson Coelho - O papel dos bichos - desenhos e aquarelas

Galeria do Centro Cultural de Contagem

06 a 30 de novembro
Abertura: 05 de novembro, 19 horas
Artista selecionado no Edital Artes Visuais 2015, da Fundac

A exposição “O papel dos bichos” vai reunir parte do extenso acervo de desenhos e aquarelas, construído por Onilson, desde a década de 1980.

“Sua produção é uma viagem a um universo primitivo e hostil - bicho comendo bicho, composições dramáticas e intrincadas que revelam intensa atividade subconsciente, algo surreal, mas que contraditoriamente, também anunciam ingenuidade e pureza. Onilson é sujeito manso, que deixa sua agressividade densa e doce escorrer em linhas e formas. ”
(Fernando Perdigão – curador)

Nascido em Santana do Araçuaí, Vale do Jequitinhonha, 1955. Morou no Vale até 1974. Conheceu a arte da cerâmica de Dona Isabel Mendes, Teca e outros. Segundo relatos de sua mãe, o avô teria sido ceramista. Veio para Contagem em 1975.

Especializou-se no ofício de soldador e usinagem e trabalhou em indústrias locais até se aposentar em 2014. Na década 1980 teve contato com importantes artistas mineiros como Amilcar de Castro, Benjamim, Luchesi e Adel Souki, no projeto da Escola de Artes e Ofícios de Contagem. Sempre gostou de desenhar bichos e formas zoomórficas extraídas de sua imaginação e da observação natural. 

Serviço: 

“O papel dos bichos” – Onilson Coelho
Exposição:
06 a 30 de novembro
Abertura: 05 de novembro, 5ª feira, 19h
Galeria do Centro Cultural de Contagem 
Rua Dr. Cassiano, 130, Centro
Visitação: de segunda a sexta, das 9 às 17h
Contato do artista: 3398-8277

Flávio Cro - Minerar o passado – Esculturas

Galeria da Prefeitura de Contagem

04 a 30 de novembro
Artista selecionado no Edital Artes Visuais 2015, da Fundac

Os elementos que compõem as obras de Flávio CRO não são apenas suporte, são matéria, história e significado, para representar possíveis origens de sua arte mineira e de outras significativas influências de artistas consagrados, como Amílcar de Castro e Lygia Clark. O aço e a pedra sabão, elementos mesclados e expostos, convidam o expectador a agir, e melhor, interagir. O olhar não basta nesta mostra, o ato de tocar e rearranjar as obras de CRO completa a experiência e dá significado à origem de Flávio e também de nossa própria mineiridade.

“A proposta consiste na construção de objetos escultóricos, realizados com blocos de pedra sabão e placas de aço, que poderão ser manipulados pelo público gerando situações de equilíbrio e tensão, nas quais podem surgir conexões sobre as questões da origem de um trabalho executado através do ato da colagem de elementos icônicos e históricos de nossa escultura.”

Flávio CRO nasceu em Manhumirim e atualmente vive e trabalha em Belo Horizonte. É Mestrando em Artes na Escola Guignard-ESMU da UEMG, além de Graduado e Pós-Graduado na instituição, já realizou diversas exposições no Brasil e no exterior.

Serviço: 

Flávio CRO – Minerar o passado - esculturas

Exposição: 04 a 30 de novembro de 2015
Galeria da Prefeitura de Contagem
Praça Tancredo Neves, 200 - Sede
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h
Contatos do artista: 
Flávio CRO - (31) 99264-2745
E-mail: flaviocro1@gmail.com
Homepage: http://flaviocro.blogspot.com.br/

Mais Informações: (31) 3352-5347 
projetotudoaver@gmail.com
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br