Data de publicação: 24-11-2015 00:00:00

Eletricitários entram em greve nessa quarta-feira (25)

Academia Equilíbrio Funcional
Trabalhadores ocuparam sede da Cemig

Fotos: Divulgação

Galeria de fotos

Segundo o Sindieletro, os trabalhadores da Cemig realizaram assembleias nessa segunda e terça-feira (23/24), em todo o Estado. A proposta da empresa de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho não foi aceita.

Em campanha salarial, os eletricitários reivindicam aumento de salários e o cumprimento de vários acordos firmados pela direção da Cemig e do governo de Minas.

- Aumento real de 6% pela produtividade de 2014 e 4,87% pela produtividade de 2015:
- Contratação imediata de 1.500 eletricistas aprovados no último concurso público;
- Assinatura de Acordo de Primarização (fim das terceirizações das atividades-fim), conforme compromisso do governador Fernando Pimentel;
- Participação nos Lucros e Resultados (PLR) com distribuição linear e garantia de emprego, entre outras.

Ainda de acordo com o Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais, a Cemig apresentou contraproposta de reposição das perdas em 10,3%, mas com corte de 60% na Participação nos Lucros e Resultados, redução de até 80% do capital do Seguro de Vida Coletivo, não cumprimento do Plano de Cargos e Carreiras e ainda condicionou o acordo à retirada de ações trabalhistas.

Para o Sindieletro, a Cemig usa a crise econômica para impor o arrocho aos trabalhadores. O lucro da empresa até o 3º trimestre deste ano foi de R$2,2 bilhões, acima do registrado no mesmo período de 2014.

Os eletricitários cobram os compromissos do governador assumidos na campanha eleitoral de 2014. A greve começa a partir da zero hora dessa quarta-feira (25).

Em carta aos eletricitários, Fernando Pimentel promete "um futuro promissor para a Cemig", pondo fim à terceirização por meio de concurso público, valorizando os trabalhadores, garantindo a saúde e segurança, mantendo os empregos e promovendo o desenvolvimento do Estado.

Protesto

Recentemente os trabalhadores ocuparam sede da Cemig para reinvidicar os direitos e para fazer a estatal assinar o Acordo para Primarização das atividades-fim. 

Os trabalhadores exigem o fim da terceirização e a efetivação imediata de 1.500 eletricistas, compromisso de campanha assumido pelo atual governador Fernando Pimentel.

Fonte: Assessoria Sindieletro
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br