Data de publicação: 06-02-2016 00:00:00

Bloco Maria Baderna sai nesse domingo de Carnaval, em Contagem

Foto: Rafael La Cruz 

Neste domingo (7), às 9 horas, o Bloco Maria Baderna vai se concentrar na Praça Iria Diniz (av. João César de Oliveira, 2889 – Eldorado) com a mistura de Balé e dança de terreiro. Na terça-feira dia (9), às 15 horas, o bloco desfila na Praça Duque de Caxias, Santa Tereza, em BH.

Bloco Maria Baderna

O Bloco faz uma referência à bailarina italiana Marieta Maria Baderna que viveu no Brasil escravagista, por volta de 1848. Ela se apresentava misturando influências de danças de matrizes africanas com o Balé. Aqueles que a reverenciavam atitude  da bailarina e  participavam do cortejo, eram chamados de baderneiros.

O “Bloco Maria Baderna” surgiu em 2013, no Festival de Cultural Independente - F5, uma ocupação cultural que aconteceu em resposta ao poder público de Contagem que denominou os artistas que se manifestavam pelo direito a cultura na cidade, de "Baderneiros". Em 2014, o “Bloco Maria Baderna” foi o único a sair pelas ruas da cidade nas datas oficiais do carnaval.

Além de Contagem, o bloco arrastou uma multidão de foliões no bairro de Santa Tereza, em Belo horizonte. O sucesso continuou em 2015 e segundo os organizadores, o Boneco Habitável (Maria Baderna) e várias marchinhas autorais do bloco, conquistaram muita gente com a criatividade e com a irreverência de sempre.

Serviço:


Bloco Maria Baderna
Data e horário: domingo: (7), às 9 horas
Local:
 Praça Iria Diniz (av. João César de Oliveira, 2889 – Eldorado)
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br