Data de publicação: 27-04-2016 00:00:00

Cuidar dos pneus aumenta a vida útil deles e melhora desempenho do veículo

Foto: Reprodução Internet
 
Itens importantes para o bom desempenho e o funcionamento correto dos veículos, os pneus, muitas vezes, acabam sendo deixados de lado na hora dos cuidados com o automóvel. Algumas medidas simples, no entanto, ajudam a aumentar a vida útil deles.
 
Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), seis dicas básicas podem resultar até na economia de combustível. Confira:
 
 
1. Calibre semanalmente: andar com os pneus com pressão abaixo da especificada no manual do veículo impacta diretamente na durabilidade dele e no aumento do consumo de combustível.
 
2. Faça rodízio: trocar os pneus traseiros com os dianteiros é fundamental para evitar o desgaste desigual. Para os pneus radiais, a troca deve ser feita a cada 8 mil quilômetros, enquanto que, para os pneus diagonais, a recomendação é de que sejam trocados a cada 5 mil quilômetros rodados.
 
3. Evite contato com abrasivos ou solventes: o contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes deve ser evitado a todo custo. A utilização desses componentes químicos desgasta a borracha e provoca a perda das suas principais propriedades mecânicas e físico-químicas.
 
4. Faça manutenção preventiva: siga corretamente todas as manutenções indicadas no manual do veículo para a verificação de amortecedores, freios, molas, rolamentos, rodas e eixos, que agem diretamente nos pneus.
 
5. Troque no momento correto: observar periodicamente o indicador de desgaste de rodagem TWI (Tread Wear Indicators) é ideal para saber se o pneu ainda tem condições de uso ou se já é o momento de trocar.
 
6. Dirija com atenção e concentração: evite aceleradas e frenagens bruscas, pois elas contribuem para a preservação dos pneus, a diminuição do consumo de combustível e, ainda, a segurança no trânsito. 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br