Data de publicação: 03-05-2016 00:00:00

Festival Mineiro de Falcoaria será realizado em Contagem, neste mês

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Luiz Lage/BH Hawking Club

Contagem vai sediar o Festival Mineiro de Falcoaria, nos próximos dias 21 e 22, na portaria do Parque Fernão Dias, no Cinco, das 9h às 14h. Na página do evento em uma rede social, mais de 100 pessoas já confirmaram presença e quase 300 manifestaram interesse em comparecer. 

Segundo os organizadores, a falcoaria é “a arte de compreender e treinar as aves de rapina para caça de outros animais”. A prática é considerada uma arte em função da exigência de certos dons e sensibilidade do falcoeiro para desempenhar corretamente a função.

Imortalizada e repassada por gerações, a falcoaria recebeu, em 2010, o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Território nacional

No Brasil, existem, hoje, centenas de praticantes da atividade, além de milhares de criadores de aves de rapina de estimação. A prática é utilizada em aeroportos para evitar a colisão de aeronaves com outras aves durante o pouso e a decolagem.

Outro emprego da falcoaria é nos projetos de conservação e reabilitação de aves de rapina vítimas de maus tratos e tráfico de animais.

O Festival Mineiro de Falcoaria é promovido pelo BH Hawking Club, pela Associação Brasileira de Falcoeiros e Preservação de Aves de Rapina (ABFPAR) e pela Prefeitura de Contagem. Durante o evento, os visitantes poderão conhecer as aves de perto e aprender mais sobre elas e a importância que têm para o meio ambiente.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br