Data de publicação: 04-05-2016 00:00:00

Comerciantes se mobilizam para coibir assaltos

Funeral Pet Diamond
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Após sucessivos assaltos ao longo da avenida João Cesar de Oliveira, em Contagem, foi realizada, na tarde da última quinta-feira (28), uma reunião na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município com a presença de autoridades da Segurança Pública e lojistas da região. 

Os comerciantes foram convidados pela entidade que representa a classe - inclusive pelas redes sociais -, mas poucos compareceram para discutir a falta de segurança no principal centro comercial da cidade.

O diretor de Gestão de Integração da Secretaria do Estado de Defesa Social, Coronel Antônio Salles Fiuza, foi convidado para falar para os lojistas. Segundo ele, tem pessoas que são mais assaltadas que outras e isso pode ser explicado. Coronel Fiuza disse que na avenida João César de Oliveira, e no entorno dela, o policiamento será intensificado "com certeza".

“Eu nunca fui assaltado. Não sei se tenho cara de policial, mas tomo meus cuidados e as pessoas precisam se cuidar também. Eu pergunto: o que vocês fazem diariamente para se proteger e proteger seus patrimônios? Se acontece algo, o problema é seu ou do vizinho?”.

“Sistema Olho Vivo”

O secretário municipal de Defesa Social, José Rodrigues, presente na reunião, não soube dizer com precisão quantas câmeras do “Sistema Olho Vivo” estão em operação na avenida. “O comerciante que for vítima de assalto e solicitar, podemos fornecer as imagens gravadas. Se a equipe que monitora perceber o assalto em andamento, a Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal são acionadas imediatamente”, afirma o secretário.

Foi o que fez o comerciante João Carlos Gonçalves, proprietário de uma óptica. Após ser assaltado, o lojista procurou identificar os assaltantes por meio de imagens de câmeras de segurança. “O assaltante estava com tornozeleira eletrônica. Eu vi nas imagens. Estou indignado por ter sido assaltado por um bandido monitorado, que continua cometendo crimes livremente”, reclama.

Falta de comunicação

Coronel Fiuza confirma que os sistemas da PM não são integrados aos da Polícia Civil nem aos das autoridades que controlam os presos monitorados eletronicamente.

Já o comandante do 39º Batalhão da PM de Contagem, tenente coronel Freitas, afirma que a ideia de fazer reuniões semanais para discutir a segurança tem tudo para dar certo. “Tem que haver união e envolvimento de todas as técnicas e táticas para enfrentar a criminalidade. O telefone celular continua sendo o campeão de roubos por causa do valor dos aparelhos e da facilidade para serem identificados nas mãos das vítimas”, ressalta.

Questionado sobre a possibilidade de reativar o policiamento por meio de duplas de PMs, chamadas no passado de “Cosme e Damião”, o comandante disse que não é possível implantá-las, diante do atual efetivo  da corporação, considerado insuficiente. “Vamos intensificar o policiamento usando viaturas para aumentar a área monitorada e a sensação de segurança”, afirma o tenente coronel Freitas.  

O presidente da CDL Contagem, Frank Sinatra, não participou da reunião. Segundo a assessoria, uma viagem agendada previamente impediu a presença dele no encontro.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br