Data de publicação: 05-05-2016 00:00:00

Repelentes naturais podem ser cultivados no jardim

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Reprodução Internet

Por Daniela Sedo*

ARTIGO - A população mundial, principalmente aqui no Brasil, nunca ficou tão assustada com o Aedes aegypti como atualmente. Transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, o mosquito deixa as pessoas em estado de alerta com os cuidados no jardim. Mas sabia que o seu jardim pode ser uma boa ideia no combate ao Aedes? As plantas não são repelentes naturais como muitos dizem, porém, a essência delas, como no caso da citronela, é de grande valia.

Existem diversas medidas que podem ser tomadas para evitar o surgimento de focos do mosquito, dentre elas, jogar borra de café no jardim. Aquele mesmo pó, moído, e que geralmente é jogado no lixo após coar o café ou mesmo fazer um expresso. A borra pode ser jogada e espalhada pelo solo, ser colocada nos pratos dos vasos das plantas ou até mesmo dentro das folhas das bromélias, pois evita que as larvas do Aedes aegypti se desenvolvam. Não existe ainda uma comprovação científica sobre isso, mas é atestado que funciona, além de não prejudicar as espécies do jardim.

Outra receita caseira que pode ser utilizada, principalmente em locais sombreados e fechados, é a armadilha para larvas. Conhecida como mosquitérica, ela é feita com uma simples garrafa PET e uma tela. Cortada, a garrafa é lixada e, depois, colocada para se transformar em um recipiente, formando duas câmaras: uma em contato com o ambiente e outra isolada, separadas pela tela. Ela deve ser preenchida com água, até quatro centímetros acima do bico, mantendo a tela coberta com água.

O mosquito vai até a pequena porção de água e deposita os ovos, que, quando eclodem, vão para o fundo, caindo dentro da armadilha e não conseguindo mais retornar para cima da tela. Ali, as larvas ficam presas até se tornarem mosquitos e, finalmente, morrerem. A mosquitérica é fundamental dentro de armários de produtos de limpeza e dispensa. No meu experimento, foram as que mais capturaram os mosquitos.

No jardim, a armadilha não ajuda muito, já que as folhas das árvores caem e muitas vezes tapam o copo, não permitindo o acesso dos mosquitos à água. Lembrando apenas que a vedação com a fita que vai unir os dois lados da garrafa cortada deve ser bem feita e presa, para que os mosquitos não escapem.

O combate ao mosquito que transmite tão graves doenças deve ser feito dentro de casa e o jardim é uma parte importante desse processo. Por isso, é essencial que saibamos como proceder nos cuidados e, principalmente, possamos contar com ajuda de profissionais e especialistas para que o nosso quintal não se torne um criadouro, oferecendo riscos à família e aosvizinhos.

* Arquiteta e paisagista
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br