Data de publicação: 04-05-2007 00:00:00

Caraíva, uma vila entre o rio e o mar

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Se você está atrás de sossego, arrume a mochila e pegue a estrada com destino a Caraíva. Essa pequena vila ao sul da Bahia é o local ideal para quem foge da agitação nas férias.

Diferente das suas vizinhas Porto Seguro, Trancoso e Arraial D'Ajuda, Caraíva é um poço de tranqüilidade, mas não deve nada em termos de beleza para esses três badalados destinos baianos.

É impossível não se apaixonar por essa vila que não está nos roteiros de pacotes turísticos, não tem energia elétrica (a luz vem de geradores ou energia solar), tem ruas de areia e é cercada pelo verde da Mata Atlântica.

Apesar de ser uma região litorânea, a grande atração de Caraíva é o rio que dá o nome à vila. Com suas águas mansas, ele dá o ritmo à cidade. Um ritmo lento, ideal para apreciar as belezas locais. É pelo Caraíva que os turistas saem para observar a fauna e a flora da região. Os passeios podem ser feitos com canoas, barcos maiores ou lanchas. Para os mais aventureiros, há a opção de descer o rio em bóias.

Por si só a pequena vila já é uma atração. Mas para quem estiver disposto a sair em busca de aventuras, há vários locais próximos como a praia do Satu (3,5 km), o Espelho (um porto natural de recifes de corais a 9 km de distância) e Curuípe (uma praia selvagem a 12 km da vila). Seguindo sempre pelo norte.

Ao sul, o turista pode ir para Barra Velha (onde fica a aldeia dos Pataxós) ou para Ponta do Corumbau. Todos os passeios podem ser agendados nas pousadas ou com os pescadores que ficam na beira do rio.

Elaine Aguillera

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br