Data de publicação: 25-06-2016 00:00:00

Governo de Minas anuncia transferência de detentos

Secretário de Estado de Defesa Social, Sérgio Barboza Menezes, e a chefe da Polícia Civil do Estado, Andrea Vacchiano.

Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG
 
A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) apresentou, na última sexta-feira (24), um plano para transferir cerca de 4.300 presos sob a custódia da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi).

Segundo o secretário de Estado de Defesa Social, Sérgio Barboza Menezes, e a chefe da Polícia Civil do Estado, Andrea Vacchiano, em até nove meses detentos de 89 cadeias públicas serão assumidos pela subsecretaria para atender a uma antiga e prioritária demanda da PCMG.
 
Ainda de acordo com a secretaria, com a execução do plano, a polícia fica liberada para se concentrar na investigação de crimes e os presos vão se beneficiar com os serviços da Seds/Suapi, responsável hoje pela custódia de 59 mil homens e mulheres em Minas Gerais.

A chefe da Polícia Civil, Andrea Vacchiano, disse que o ganho para a instituição é “imensurável”. “Não só ganham as 89 cidades onde delegados, escrivães, investigadores e outros profissionais poderão se dedicar exclusivamente à sua atividade-fim, mas também todo o Estado, com o reflexo positivo da diminuição do acúmulo de trabalho em cada região”, afirma.
 
A transferência se dá após duas ações civis públicas movidas em 2001 e 2002, ajuizadas pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Minas Gerais (Sindipominas). As ações pediam a assunção dos presos e os espaços públicos ainda sob a responsabilidade da PCMG. Após transitarem em julgado em junho de 2013, a atual gestão da Seds está fazendo cumprir a decisão judicial.
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br