Data de publicação: 11-07-2016 00:00:00

Protetores de animais pedem permanência de casinhas de papelão

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Projeto Proteger/Divulgação

As baixas temperaturas registradas em Contagem neste inverno têm prejudicado a saúde de animais que vivem nas ruas do município. Alguns não resistem ao frio e acabam morrendo.

Para amenizar o sofrimento deles, protetores de animais espalharam casinhas feitas com papelão em praças do município, na tentativa de oferecer abrigo, sobretudo, à noite e nas primeiras horas da manhã, a exemplo de outras cidades e estados brasileiros.

Os abrigos improvisados, no entanto, têm sido retirados desses espaços públicos pela Prefeitura Municipal de Contagem (PMC). As organizações de proteção animal pedem, agora, o apoio da população à iniciativa. O Projeto Proteger lançou, na página do Facebook, a campanha “#EuApoioOProjetoCasinhasNasPraçasParaCães”.

Ações em série

De acordo com a publicação, a proposta é, em um primeiro momento, sensibilizar órgãos públicos a autorizarem a colocação das casinhas em todas as praças de Contagem. O passo seguinte é a sensibilização de gestores e parceiros para realizarem a castração de todos os animais que vivem nas ruas do município e devolvê-los aos locais de onde foram retirados.

“As casinhas funcionam como um ponto de referência para pegar e devolver os animais castrados, visto que a população de cães nas ruas de Contagem é exorbitante e não há políticas públicas para encaminhar todos para adoção. Nesta etapa, a população também poderá adotar os animais já castrados e que frequentam as casinhas”.

A terceira etapa do projeto seria a ampliação da conscientização das pessoas por meio de palestras e orientações sobre guarda responsável.

Contraponto

Em nota, a PMC informou que “a retirada das casinhas atende ao Código Municipal de Posturas” e que “elas vinham sendo alvo de vandalismo e acúmulo de sujeira, sendo um risco à saúde pública e à segurança das pessoas e dos animais”.

Ainda conforme o texto, “a Fundação de Parques, Praças e Áreas Verdes de Contagem recebeu uma série de reclamações de moradores próximos a essas praças sobre sujeira e ateamento de fogo nas casinhas”.

A Prefeitura afirmou, também, que “realiza a manutenção e limpeza de todas as praças da cidade rotineiramente, visando garantir a saúde pública e o bem-estar da população”.

Segundo a administração pública, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atende aos animais com algum tipo de doença, mediante horário agendado pelo telefone 3351-3722. O CCZ funciona das 8h às 17h, na avenida João César de Oliveira, 4.665, no Cinco.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br