Data de publicação: 03-08-2016 00:00:00

Ônibus turísticos circularão pela Pampulha e outros pontos de BH

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Acácio Pinheiro/Ministério da Cultura

Agência Brasil

Turistas que visitam Belo Horizonte deverão contar, ainda neste ano, com ônibus turísticos para conhecer o Conjunto Moderno da Pampulha e outro pontos de referência da capital mineira. O serviço será explorado pela iniciativa privada. A Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) planeja lançar em 30 dias o edital de licitação.

Os ônibus serão estilizados, com imagens da cidade. Segundo Gustavo Mendicino, diretor de Promoção Turística da Belotur, as empresas interessadas poderão propor veículos retrô ou do tipo City Sightseeing, com piso superior aberto, similar aos utilizados nas cidade europeias e em algumas capitais brasileiras como São Paulo e Curitiba.

Projetado por Oscar Niemeyer, o Conjunto Moderno da Pampulha recebeu no mês passado o título de Patrimônio Mundial da Humanidade , concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A cerimônia oficial de entrega do certificado da conquista será no dia 17 de agosto.

"Com o título, estamos preparando a cidade para se tornar de fato um polo de turismo em âmbito nacional. A falta de um transporte que ligue os equipamentos tombados da Pampulha é um dificultador que precisamos contornar", explica Gustavo Mendicino. A ideia inicial é que exista uma linha conectando os edifícios que integram o conjunto moderno e outra ligando a Pampulha a pontos turísticos como o Mercado Central, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade e o Parque da Serra do Curral. O trajeto também deverá incluir hotéis.

A expectativa da Belotur é iniciar o serviço até novembro. "Após o lançamento do edital, teremos mais 45 dias para o início das operações. Então, acredito que entre 60 e 75 dias esse ônibus já esteja circulando", estima Mendicino. Os valores das passagens ainda estão sendo estudados.

Os ônibus turísticos devem ser a primeira de diversas novidades, pois a prefeitura de Belo Horizonte assumiu compromissos com a Unesco, entre eles a despoluição da Lagoa da Pampulha e a elaboração de um plano de turismo. Além do transporte turístico, também será recriada uma linha de ônibus convencional que passe pelos edifícios modernos. Outra medida cogitada é a implantação de um serviço de barcos na Lagoa da Pampulha, pelo qual também seria possível acessar o conjunto.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br