Data de publicação: 27-04-2022 13:43:00 - Última alteração: 29-04-2022 01:30:34

Ambientalistas fazem Carnaval em defesa da Serra do Curral

Joel de Brito - Agulhas que Curam
Imagem: Divulgação

Nesta quinta (28), às 16h20, vários movimentos da sociedade civil organizada da Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH, vão botar o bloco na rua para defender a Serra do Curral ameaçada pela Taquaril Mineração S/A - Tamisa.

O Conselho Estadual de Política Ambiental - COPAM, órgão colegiado, normativo, consultivo e deliberativo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad, subordinado ao Governo do Estado de Minas Gerais, pretende aprovar nesta sexta-feira (29), de forma remota, um megaprojeto de mineração da empresa Tamisa que pode destruir o que resta da Serra do Curral. 

Segundo os ambientalistas, o processo de licenciamento ambiental está cheio de irregularidades e o empreendimento pode trazer impactos graves em toda a região metropolitana.

“Estamos mobilizados para barrar esse projeto. Convidamos a todos para se vestirem verde e levar um instrumento para protestar contra as mineradoras que destroem o meio ambiente do Estado, colocando em risco a produção de água que abastece a capital e várias outras cidades ao redor”, ressaltou a professora e ambientalista do SOS Vargem das Flores, Cristina Oliveira.

Megaprojeto de mineração que pode destruir a Serra do Curral

O complexo minerário tem o tamanho de 1200 campos de futebol. O risco para nascentes e espécies em extinção é enorme, além dos impactos para o clima e a qualidade do ar de BH e cidades da região metropolitana.

A poeira, o barulho das explosões e o fluxo intenso de caminhões vão afetar a saúde e a paz de milhares de pessoas, principalmente dos bairros Taquaril, Vera Cruz, Mangabeiras e Aglomerado da Serra. Até o Hospital da Baleia, que fica a 2km da área prevista, será prejudicado!

“Quem não puder colar no bloco, poderá ajudar a divulgar e pressionar os conselheiros e conselheiras do COPAN pelo site: tiraopedaminhaserra.bonde.org #TiraOPéDaMinhaSerra.  Queremos nosso patrimônio de pé”, finalizou a professora.

A reportagem do DC Online procurou a empresa Tamisa para se manifestar sobre o projeto e o protesto, mas até o momento dessa publicação, não recebemos nenhuma resposta.

Serviço:

Carnaval em defesa da Serra do Curral
Concentração às 16h20, na Praça Raul Soares e a passeata irá até a Praça da Estação.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br