Data de publicação: 30-05-2022 18:33:00 - Última alteração: 30-05-2022 18:50:20

Boi Rosado Ambiental protesta contra a mineração e sai em defesa da Serra do Curral

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

O levante performático encenado por artistas, ambientalistas e pessoas comuns voluntários, aconteceu neste domingo (29), em plena Feira de Artesanato de Belo Horizonte. O ato político socioambiental aconteceu para comemorar 10 anos do projeto Boi Rosado Ambiental.

Totalmente sujos de lama, o grupo saiu às ruas, no centro da capital mineira, para protestar e chamar a atenção da sociedade para a importância da Serra do Curral e das demais serras ameaçadas pela mineração predatória.

Segundo o ambientalista criador do Boi Rosado Ambiental, o professor Severino Iabá, o protesto foi intitulado “Lambuzados - Levante performático contra os abusos da mineração”.

 “É um manifesto, um desdobramento do “Lama de Morte” de 2015,  performance que eu e a também artista plástica Eliane Velozo, realizamos em favor da vida e contra a mineração que matou em Mariana, em Brumadinho e que quer matar na Serra do Curral”, explicou.


A performance começou dentro do Parque Municipal de BH, também outro cartão postal da capital, seguiu pela Alameda Ezequiel Dias até chegar à avenida Afonso Pena. O protesto passou em frente ao Palácio das Artes, da sede da Prefeitura, Automóvel Clube, Mercado das Flores e outros patrimônios. 

Os manifestantes vestidos com roupas sujas de lama, com os rostos sujos de lama, empunhavam cartazes e faixas com dizeres contra a mineração. Ao longo do percurso, outras pessoas aderiram ao protesto e muitos visitantes da feira aplaudiram a performance e a iniciativa.


O que diziam os cartazes:

Salve a Serra do Curral, Lama Nunca Mais, Fora Rodominério - Vale, Tombamento Jà, Serra do Curral, Estado omisso, Governo conivente, Fora racismo ambiental, Fota mineração imoral e ilegal, 1270 dias de desgoverno Zema, Fora Tamisa e “O que vamos deixar para a geração futura?”, esta mensagem escrita na barriga de uma manifestante grávida.

Um cartaz dizendo: “Genivaldo de Jesus, presente!”, foi uma homenagem ao trabalhador de 38 anos, morto por dois agentes públicos, asfixiado com gás lacrimogêneo dentro de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal, na cidade de Umbaúba, em Sergipe.

Severino Iabá convida a todas as pessoas que quiserem participar com o projeto Boi Rosado Ambiental, das ações artístico/ambiental pela proteção da Serra do Curral e demais serras mineiras.


Letras das músicas cantadas durante a performance na Feira de Artesanato de BH:

Fora Zé Minério

Hidrominério, no curral do vale tudo
um bom negócio, onde o crime compensa. 
Fora Vale-Tamisa – Fora Zé Minério…

Hidrominério, no curral do vale tudo
um bom negócio, onde o crime compensa. 
Fora Vale-Tamisa –Fora Zé Minério...

Caracol e Roda e Caracol 
 
Ó Minas Gerais, Ó Minas Gerais
Quem te conhece, respeita tuas serras ( TUAS ÁGUAS, TEU POVO)I
Ó Minas Gerais

Salve a Serra do Curral, vem tombar meu povo!
Patrimônio natural. vem tombar, meu povo!
Salve a Serra do Curral, vem tomar meu povo!
Patrimônio cultural.vem tombar, meu povo!

Ei, meu povo, levanta meu povo
A serra é nossa, ocupa meu povo!
Ei, meu povo,levanta, meu povo
A serra é nossa, liberta meu povo.

Salve a Serra do Curral, vem tombar meu povo!
Patrimônio natural, vem tombar, meu povo!
Salve a Serra do Curral,vem tomar meu povo!
Patrimônio cultural.vem tombar, meu povo!

Ó Minas Gerais,Ó Minas Gerais
Quem te conhece, respeita tuas serras ( TUAS ÁGUAS, TEU POVO)I
Ó Minas Gerais



Próximas atividades programadas pelo Boi Rosado Ambiental:

Dia 2 e 3 de junho (domingo) das 13 às 16 horas - oficina ecopedagógica no viveiro do Boi Rosado com estudantes de  Contagem;

Dia 5  de junho (domingo) - Aparição do Boi Rosado no Pico de Belo Horizonte às 11 horas e plantio de baobá no Parque Municipal Américo Renê Gionetti de B Gigantes, em Belo Horizonte, às 14 horas;

Dia 12 de junho (domingo), às 10 horas  - Doação de mudas de árvores no Parque Municipal Américo Renê Gionetti de Belo Horizonte;

Dia  26 de junho ( domingo) às 9 horas  - Aniversário do Boi Rosado e Guimarães Rosa no projeto "Café com Viola" com doação de mudas de árvores, no Parque Gentil Diniz, Centro de Contagem.

Projeto Boi Rosado Ambiental

Boi Rosado Ambiental é um projeto de ecocidadania criado pelo folguedo Boi Rosado em 2012, com o intuito de produzir e doar coletivamente mudas de árvores à população. Em 10 anos 50 mil árvores já foram produzidas.

Boi Rosado 

Boi Rosado é um folguedo de bumba-meu-boi criado em 2012 pelo artista plástico Severino Iabá em homenagem ao escritor Guimarães Rosa.

links relacionados:
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br