Quem Somos  |  Anuncie  |  Cadastre-se  |  Serviços  |  Fale Conosco
    
 3° Setor
 Agenda Cultural
 Boca no Trombone
 Charges
 Cidade
 Coluna Empresarial
 Coluna Social
 Concursos Públicos
 Cultura
 Economia
 Editorial
 Educação
 Emprego
 Entretenimento
 Entrevistas
 Esportes
 Flagrantes
 Games
 Imóveis
 Meio Ambiente
 Mundo
 Polícia
 Política
 Rotary Club
 Saúde / Bem Estar
 Tecnologia
 Turismo
 Veículos
.:Saúde / Bem Estar 
 Home - Retornar Data: 20-08-2013  
 
Água Boricada não deve ser utilizada nos olhos
Água Boricada não deve ser utilizada nos olhos

Foto: Divulgação

¹Fabiana de Almeida
²Mariana de Oliveira Almeida
³Renata Viana Abreu

A água boricada é uma preparação não estéril contendo água e ácido bórico, comercializada em drogarias, normalmente, nas concentrações de 2% e 3%. O produto é utilizado popularmente com várias indicações terapêuticas, dentre elas ferimentos e furúnculos. Em nosso meio, é muito difundido o uso de água boricada em diferentes transtornos da superfície ocular, ou seja, em conjuntivites ou afecções nos olhos, e é importante a avaliação das condições de seu uso.

A partir da década de 20, surgiu a exigência de que todas as preparações oftálmicas deveriam ser estéreis. Além disso, essas preparações devem ser isotônicas, ou seja, apresentarem a concentração próxima à concentração dos líquidos que compõem os olhos (entre 0,6 e 2%). Como a água boricada não é uma preparação oftálmica, os cuidados na sua fabricação não são tão rígidos, não sendo, portanto, exigidas a esterilidade e a isotonicidade.

A água boricada é vendida livremente, o que não estimula nenhum tipo de cuidado quanto a seu uso. Tal constatação pode ser evidenciada pelo fato dos usuários aplicarem o produto diretamente nos olhos ou limparem as pálpebras e fazerem compressas com os olhos abertos. Quando a água boricada é utilizada para tratamento de conjuntivites, o produto torna-se de risco, pois pode ocorrer a contaminação da córnea com possíveis microrganismos encontrados na mesma. Além do risco de contaminação, o produto a 3% não é isotônico, o que pode causar ardência e perda de líquido ocular.

Os rótulos dos frascos de água boricada, ao contrário das demais soluções de uso ocular, para as quais existe obrigatoriedade de informações claras, apresentam poucas e contraditórias recomendações sobre seu uso e não constam instruções quanto ao tempo de validade após a abertura do recipiente. Os frascos que contém água boricada a 3% que, conforme descrito nos rótulos, são isentos de registro no Ministério da Saúde. Esse posicionamento deve ser reavaliado, uma vez que os fármacos utilizados diretamente nos olhos devem se submeter aos mesmos cuidados recomendados para colírios e pomadas.

Diante dos fatos citados, torna-se necessário regulamentar a fabricação e comercialização da preparação em questão para aplicações oftalmológicas; visto que os usuários estão expostos aos riscos de utilizarem um produto não isotônico apresentando contaminação microbiana e; consequentemente; de desenvolverem transtornos oculares graves muitas vezes irreversíveis. Além disso, no rótulo dos produtos que estão no mercado deveriam constar os dizeres: “Produto não oftálmico”.

Em relação aos consumidores, os mesmos devem ficar atentos a essas informações e não se automedicarem com produtos que podem parecer inofensivos e que muitas vezes podem causar danos irreparáveis à sua saúde.

¹²³ Professoras da Nova Faculdade



 

 
 
Veja também:
Reajuste no preço dos medicamentos já começou a valer
O Mito da Doença Física e da Doença Mental
Projeto Dentista do Bem vai promover ação de triagem em duas escolas de Contagem
A vida não é a mesma mesmice depois que se tem um filho
Vacina contra HPV vai entrar no calendário a partir do próximo dia 10

Visualizar todas as notícias

 
 .:Comentário

Enviar Comentário
Seu Nome:  
Telefone:  
Idade:  
Profissão:  
Email:  
Mensagem:  
Digite o código ao lado:   CAPTCHA

 

Dia 16/04/2014, são 10h03min
Jornal Diário de Contagem Online

 
 .:Indique
Enviar Matéria para Amigo(a)
Seu Nome  
Seu E-mail  
Nome do Destinatário  
E-mail Destinatário  
                                              
 
 

 
Quem Somos | Editorial | Anuncie | Promoções | Cadastre-se | Serviços | Fale Conosco

Av. Olímpio Garcia, 430 - 3ºandar - Eldorado Contagem / MG - CEP: 32315-140 -
Jornal Diário de Contagem Online 2005-2010 ©

Página Inicial Imprimir Adicionar aos favoritos Avançar uma página Voltar uma página