Data de publicação: 30-08-2016 00:00:00

Parabéns, Contagem; parabéns, DC Online

Nova Faculdade
Fotos: PMC

Nesta terça-feira, 30 de agosto, Contagem completa 105 anos de emancipação política, não de fundação. Já o Jornal Diário de Contagem Online comemora, no mesmo dia, 11 anos de fundação independente e assim continua.

Em 1911, Contagem deixou de ser distrito do município de Sabará, Comarca do Rio das Velhas, e ganhou o status de município. Mas 27 anos depois...

Rebaixamento

Os livros que contam a história de Contagem relatam que o então governador de Minas Gerais, Benedito Valadares, tinha algumas divergências com políticos locais.

Em 1938, de passagem pela cidade em um trem, a caminho de Betim, Valadares fez uma parada em Contagem para descansar e comer na Estação Ferroviária do Bernardo Monteiro. 

Segundo a literatura, devido a uma falha ou mesmo um descuido com as informações, não se sabe se acidentalmente ou intencionalmente, nenhuma comissão foi formada para receber o governador. Ninguém compareceu para recepcioná-lo. 

Ao chegar a Betim, o governador Benedito Valadares, insatisfeito com o descaso dos contagenses, decidiu decretar que a partir daquela data Contagem passaria a ser distrito de Betim. 

Desinformação

A cidade perdeu sua autonomia política, pelo que tudo indica, por causa da falta de comunicação entre as autoridades, que esqueceram o governador na estação ferroviária vazia.

Essa história está publicada no livro de Nair Mendes Moreira, autora do hino de Contagem.  Segundo a obra, há quem diga que o episódio não passa de um boato contado pelos mais antigos que viveram na época e participaram da história política de Contagem.

Reconquista e comemoração

Mas o fato é que Contagem perdeu a autonomia política em 1938, conquistada em 1911, permaneceu distrito de Betim durante dez anos e só conseguiu reconquistar a emancipação política em 1948.

Então, comemoramos neste 30 de agosto os 105 anos da conquista da emancipação política e os 68 anos da reconquista da emancipação. Bem diferente da maioria das cidades, que comemoram aniversários de fundação.

Não é coincidência, hoje é aniversário do DC Online

O Jornal Diário de Contagem Online completa neste mesmo dia, 11 anos de operações na cidade. Na mesma data, em 2005, o site do primeiro jornal online de Contagem foi para o ar com as últimas notícias e a programação das comemorações.

Escolhemos o dia 30 de agosto para começarmos o trabalho de webjornalismo em Contagem para que pudéssemos comemorar o aniversário do jornal juntamente ao aniversário de Contagem. Já se foi mais de uma década de jornalismo independente e cidadão.

Parabéns, Contagem!
Parabéns, Jornal Diário de Contagem e Contagem TV Online!

Robson Rodrigues
Jornalista - Editor
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br