Data de publicação: 21-11-2016 00:00:00

Aprovados em concurso da Guarda Municipal de Contagem cobram convocação

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Guilherme Felipe
 
 
“Atualmente, em Contagem, o índice de criminalidade vem aumentando anualmente. Os roubos tiveram um aumento de 21,62%, considerando a incidência por grupos de 100 mil habitantes. A maior taxa dos municípios de Minas Gerais é de Contagem, com 1.941,72 – dados de 2015 fornecidos pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).
 
 A Guarda Municipal, hoje em dia, está com o efetivo baixo, com dificuldade de prestar atendimento à população e de implantar novos projetos, como a rede de vizinhos protegidos pela Guarda (segundos legislação vigente em Contagem, deveríamos ter um efetivo de 500 Guardas, mas, hoje, o município tem 388 e a previsão de mais baixas para os próximos meses).
 
Diante disso, a Prefeitura de Contagem abriu 20 vagas para a Guarda Municipal em outubro de 2015, e, em junho de 2016, foram aprovados 76 pessoas aptas para exercer a função, sendo que as 20 vagas ofertadas no edital 02/2015 não atendem à necessidade de recompor o quadro de pessoal, podendo ter aproveitamento de todos os 76 candidatos aprovados no concurso, uma vez que se encontram mais de cem vagas disponíveis no município e um curso de formação somente para essas 20 vagas tem custo por volta de R$ 200.000, sendo que para a capacitação de todos os 76 aprovados o município gastaria em torno de R$ 350.000.
 
A população cobra presença de mais guardas nas ruas de Contagem, diz não estar vendo guardas e viaturas da GM. Hoje, com um efetivo baixo, muitas viaturas não saem às ruas para fazer patrulhamento e inibir a ação de criminosos por falta de profissionais. Portanto, a nomeação e posse dos 76 candidatos aprovados é muito importante para atender aos anseios dos munícipes por mais segurança, melhorar a imagem de Contagem frente às estatísticas do estado de MG e possibilitar que mais guardas estejam nas ruas por um custo mais acessível para os cofres do município.
 
Até o momento, não houve nenhum posicionamento da prefeitura com os aprovados, em relação às possíveis datas de convocação. Enquanto persiste esse silêncio, por parte da prefeitura, o município continua sofrendo com o aumento da criminalidade cotidiana e falta de Guardas Municipais, com a solução em mãos”. 

Por: Guilherme Felipe
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br