Data de publicação: 09-05-2017 15:42:00

Denatran apresenta tecnologia da nova CNH

Foto: José Cruz/Agência Brasil
 
Em cinco anos, todos os condutores brasileiros já terão em mãos a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), apresentada nesta terça-feira (9) pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), do Ministério das Cidades.
 
O novo modelo entrou em vigor no último dia 1º e já foi expedido para cerca de 300 mil pessoas em todo o Brasil. O documento recebeu reforço no quesito segurança e conta, agora, com a tecnologia de QR Code, o que vai dificultar fraudes e cópias ilícitas.
 
Pela leitura do código, será possível acessar os dados dos motoristas por meio de um banco de dados do Denatran, que possui uma versão digital da CNH com informações biográficas e a foto do titular do documento.
 
“Para nós, tem sido um marco essa questão do mundo digital para o cidadão e para a gestão do Estado. Nós temos uma obrigação de prestar esse serviço, ao tempo que vemos que, cada vez mais, o mundo está ficando digital. Ações nesse sentido tendem a melhorar a vida do cidadão, no que diz respeito à segurança do documento”, afirmou a presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Glória Guimarães.
 
Segurança
 
A estimativa do Denatran é de que, em um prazo de cinco anos, todos os condutores já possuam o novo documento. Todos que tirarem a primeira habilitação e aqueles que renovarem a CNH neste mês já receberão a nova versão.
 
“Antes, a verificação se dava apenas dos dados biográficos presentes na CNH, podendo a foto não ser a do titular de fato do documento, configurando fraude. Essa implementação vai permitir a toda sociedade conferir a foto. Qualquer setor poderá ter acesso, seja numa relação civil, seja numa relação empresarial, como bancos, cartórios e empresas de locadoras de veículos, por exemplo”, disse o diretor do Denatran, Elmer Vicenzi.
 
Aplicativo
 
O aplicativo responsável por realizar a leitura do código é o “Lince”, já disponível para sistemas Android e iOS. Segundo a presidente do Serpro, o QR Code da CNH é diferente dos comumente utilizados. “O que nós desenvolvemos foi uma combinação do QR Code existente hoje, que divulga apenas dados textuais, mais a fotografia, por meio de um software chamado H264, todo em software livre”, explicou.
 
Uma das maiores dúvidas relacionadas ao novo documento é com os gastos para renovação. Para Vicenzi, não há razão para aumento das taxas. “Por parte do Denatran, não há nenhum custo, sendo que a taxa de emissão da CNH é estadual e faz parte da autonomia administrativa do Estado, que regulamenta esse valor. Nem o Denatran nem o Ministério das Cidades possui alguma gerência nisso”, afirmou.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br