Data de publicação: 20-10-2008 00:00:00

Centro de Controle de Zoonoses é inaugurado em Contagem.

Academia Equilíbrio Funcional

Médicos, políticos e o clero, visitam as instalações.

Fotos: Robson Rodrigues

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS

O prédio foi inaugurado no dia 23.10, quinta-feira e segundo a direção, foram investidos R$900 mil reais no CCZ que está sendo considerado um dos mais modernos do País.

O Centro de Controle de Zoonoses - Contagem foi construído numa área de 1,6 mil metros quadrados no bairro Cinco (Avenida João César de Oliveira, 4.665).

Na unidade, deverão ser atendidas solicitações de exames para leishmaniose, vacinação constante contra raiva, recolhimento de cães errantes, além do registro dos animais. O atendimento será feito pessoalmente ou por telefone.

O Centro de Controle de Zoonoses é responsável pelo controle de doenças transmitidas por animais, como dengue, raiva, leishmaniose, leptospirose, esquistossomose, febre maculosa, entre outras.

Secretaria de Saúde

O secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, disse que o Centro de Controle de Zoonoses servirá também para educar e orientar a população, uma vez que os animais são de responsabilidade dos humanos.

“O CCZ inaugurado reúne totais condições técnicas e ambientais para desenvolver um trabalho de qualidade na contenção das doenças. Em 2008 já conseguimos reduzir significativamente os números de infestação da dengue no município. Queremos que o CCZ Contagem passe a ser referencia para Minas Gerais e para o Brasil, para isso, contamos com uma boa equipe de profissionais e instalações modernas”, ressaltou Eduardo Penna.

Segundo a direção, para todas as endemias, o CCZ vai possibilitar a implantação de pesquisas e inquéritos de vetores e incrementar as atividades de controle ambiental. Num espaço adequado de trabalho, vai ser possível investir em ações de vacinação permanente de cães e gatos, controle das populações, programas de posse responsável e adoção de animais, além de guarda e eutanásia de animais doentes.

Responsabilidade de todos

A representante da ONG CÃOVIVER, a única da Grande Beagá que tem abrigo para os animais e está sediada em Contagem, confessa que não acreditou no início, que a obra do CCZ sairia do papel e da maneira ágil como tudo aconteceu.

“Agora que o CCZ é uma realidade, quero pedir que todos que trabalham aqui, façam isso com amor. Vamos continuar lutando juntos, observando, incentivando, cobrando, mas acima de tudo, sendo parceiros. A população pode e deve participar”, ressaltou Denise Menin.

O medico veterinário Fernando Pinto Pinheiro disse que gostou das instalações e o CCZ de Contagem poderia ser considerado o Mater Dey dos cães. “Estou à disposição para ajudar do que for necessário, basta me convidar”, disse o veterinário.

Condições de trabalho

O médico veterinário Rogério Lara que representa os trabalhadores no Conselho Municipal de Saúde reconheceu que Contagem ganhou o melhor da região metropolitana, uma estrutura que permite um trabalho com qualidade, no recolhimento e no estímulo à adoção e à posse responsável dos animais.

“A população precisa ajudar e entender que os animais são seres vivos, não podem ser descartáveis. Isso é decisivo para melhorarmos a qualidade de vida dos animais e da população em geral”, disse Rogério Lara que afirmou que todos os animais que precisarem de eutanásia receberão primeiro uma dose de analgésico e só depois o clorato de potássio.

Liberação de verbas

A Deputada Federal Maria Lúcia Cardoso esteve na inauguração e lembrou que participou ativamente para liberar os recursos destinados para a construção do CCZ Contagem. Ela concordou com a frase de Gandi lembrada pelo veterinário. “Agente percebe o grau de desenvolvimento de um povo pelo o modo que eles tratam seus animais”.

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br