Data de publicação: 29-10-2008 00:00:00

Convenção do PMDB.

Jornal Diário de Contagem On-Line

Volta e meia o consumidor se depara com produtos que têm as inscrições diet ou light nas embalagens. No entanto, poucos sabem diferenciar os dois tipos de alimentos.

Nos diets, há a eliminação de algum ingrediente, enquanto nos light há uma redução – o que não quer dizer que sejam menos calóricos que os diets.

Para que um produto tenha menos calorias, deve haver redução de um ingrediente calórico, como carboidrato, gordura ou proteína.

Diet

São alimentos que têm formulação especial para pessoas com distúrbio físico ou metabólico, como diabetes e hipertensão. O produto diet, por norma legal, deve ter a total ausência de um determinado ingrediente (açúcar ou sódio), que será substituído por outro.

Os produtos diets são indicados para dietas específicas, estados bem definidos de saúde.

Light

Alimentos que devem conter 25% menos de algum componente calórico, como o açúcar, gordura ou sal.

Os produtos light, geralmente, são indicados para quem quer comer de forma mais saudável.

Emagrecimento

Os produtos light são mais indicados para quem quer emagrecer. Os produtos diet sem açúcar ou light sem açúcar são indicados para as pessoas com diabetes.

O fato de serem menos calóricos, porém, não significa que podem ser consumidos à vontade. Em excesso, podem ser prejudiciais à saúde.

Cuidados

É importante ressaltar que os produtos que sofrem eliminação ou redução de alguma substância, geralmente têm outros ingredientes adicionados, a fim de manter a coloração, a consistência etc.

Alguns tipos de queijos e requeijões light, por exemplo, que têm menos calorias porque a quantidade de gordura é reduzida, têm sal para manter a consistência; logo, não são indicados para hipertensos.

Um bolo diet não tem açúcar, e pode ser consumido pelos diabéticos, mas pode ter um valor calórico igual ou maior do que um bolo "comum", pois o açúcar será substituído por um adoçante artificial que pode conter um componente calórico, como gordura, leite etc.

A melhor opção é sempre consultar os rótulos dos produtos, evitando problemas para os consumidores com problemas de saúde.

Fonte: www.blog.vejatudo.com.br e www.ramfit.com.br

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br